2ª Semana Brasileira de Educação Midiática reúne palestras online e materiais gratuitos
Falar de educação midiática na escola já não é opcional. Cada vez mais, estudantes e professores entendem a necessidade da formação para a cidadania digital. Reunir boas práticas realizadas, nacional e internacionalmente, é o objetivo da 2ª edição da SBEM (Semana Brasileira de Educação Midiática), que acontece de 29 de outubro a 01 de novembro, com o tema geral “Conectando territórios e diversidades”.
⬇️ Baixe o e-book: “Guia rápido de IA para a sua aula”
É possível participar do evento de duas formas. Uma delas é inscrever atividades promovidas na sua escola neste formulário, a fim de fazer parte de uma agenda nacional de iniciativas que apoiam e inspiram a construção de um ambiente digital mais seguro. A outra maneira é acompanhar online os painéis com debates temáticos realizados por professores, estudantes e especialistas de países como França, Reino Unido, Dinamarca e Brasil.
➡️Confira a programação completa aqui. A transmissão ao vivo acontece no YouTube do MEC (Ministério da Educação).
Materiais de apoio
Para inspirar e trazer novos professores ao debate sobre educação midiática, estão disponíveis uma série de planos de aula gratuitos:
O repositório ainda reúne outros materiais de apoio sobre combate ao discurso de ódio e cyber-resiliência.
A página da Coletânea Educação Midiática é composta por uma série de cursos instrucionais gratuitos voltados para professores, sobre temas centrais da alfabetização digital:
Histórico
No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com público de 54 mil pessoas Outro marco de 2023 foi o lançamento da EBEM (Estratégia Brasileira de Educação Midiática), documento que reúne um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo governo federal para a promoção da educação para as mídias da população brasileira.
A 2ª edição da SBEM é resultado da parceria entre Secom-PR (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), MEC (Ministério da Educação) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). A Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional.