30 finalistas da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir
O Prêmio Professor Porvir surgiu de uma característica que está no DNA da organização: valorizar e divulgar experiências inovadoras que acontecem no chão da escola. Repetindo o feito da primeira edição, em 2024 a iniciativa se consolidou como uma proposta que reconhece professores e professoras do Brasil em diferentes etapas de ensino.
A 2ª edição do Prêmio Professor Porvir recebeu inscrições de todos os estados brasileiros, com práticas sendo implementadas nos mais diferentes temas, todas sempre preocupadas em estabelecer uma conexão com a realidade dos estudantes e das escolas onde são implementadas.
O prêmio está dividido em quatro categorias principais, que correspondem às etapas de ensino: educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais, e ensino médio. Além disso, existem as categorias especiais dedicadas a temas como: metodologias ativas, educação antirracista, educação socioemocional e tecnologia e, em 2024, a premiação inaugurou uma nova categoria focada na educação financeira.
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Próximas etapas
Com a lista dos 30 finalistas definida, a premiação avança para duas etapas que definirão os vencedores de 2025:
- Avaliação técnica: realizada por uma comissão de especialistas, que analisará relatos das categorias principais e especiais.
- Votação popular: em fevereiro de 2025, o público poderá escolher seus finalistas favoritos por meio de votação no site porvir.org e nas redes sociais do Porvir.
A homenagem aos vencedores de cada categoria, incluindo os destaques das categorias especiais e o escolhido pelo voto popular, será realizada em São Paulo (SP) durante um evento no primeiro semestre de 2025, com data e local a confirmar.
Calendário
- Votação popular: fevereiro de 2025
- Anúncio dos vencedores: março de 2025
- Evento de premiação e publicação de e-book com melhores práticas: a definir
Confira abaixo a lista completa dos finalistas
Educação infantil
Projeto para educação infantil abraça capoeira e cultura afro-brasileira
Com o objetivo de promover valores antirracistas, professora de educação física de Palmas (TO) incorpora a arte da capoeira nas atividades com crianças de 5 anos.
Professora: Elisabete Pereira Carneiro
Crianças transformam fábula em curta-metragem e vão ao cinema pela primeira vez
Da atuação ao figurino, professor de Itatiba (SP) coloca os pequenos como protagonistas do clássico “A lebre e a tartaruga”.
Professor: Augustto de Paula Guimarães
Crianças recorrem à cultura indígena para conhecer ciclo de vida das abelhas
Professora em Blumenau (SC) aproxima turma do CEI à comunidade indígena Xokleng, despertando encantamento pelos saberes ancestrais.
Professora: Zilda Alves
Ensinar Libras desde cedo integra a escola e ajuda a superar o capacitismo
Na EMEI Gabriel Prestes, em São Paulo (SP), professora ensina Libras às crianças e promove a inclusão envolvendo toda a comunidade escolar.
Professora: Vanessa de Oliveira Santos
Arte contemporânea é ferramenta para levar Cultura de Paz à educação infantil
Em Montenegro (RS), atividades lúdicas baseadas em arte contemporânea são utilizadas para ensinar crianças sobre colaboração e a importância da cultura de paz em diferentes contextos.
Professora: Daniela Mara Heckler
Ensino fundamental – Anos iniciais
Turma do 5º ano usa micro:bit para criar casas inteligentes
Direto de Paulista (PE), professor combina robótica, materiais recicláveis e tecnologia para abordar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e fomentar o protagonismo estudantil.
Professor: Sebastião da Silva Vieira
Agência de notícias no ensino fundamental debate eleições e Paralimpíadas
Escola em Belo Horizonte (MG) incentiva a educação midiática em período eleitoral e dos Jogos Paralímpicos para desenvolver cidadania, pensamento crítico e inclusivo.
Professora: Janaína Fernandes Pessoa
Escola do campo trabalha educação financeira para fortalecer cultura e produção local
Filhos de agricultores, as crianças organizam e participam de uma feira quinzenal, onde aprendem a lidar com dinheiro, técnicas de vendas e a importância do trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que fortalecem seus laços com a comunidade.
Professor: Marcelo Martins da Fonseca
Ao sair da sala de aula, projeto explica história do bairro e racismo ambiental a crianças
Atividades e aulas compartilhadas em escola pública do bairro de Perus, em São Paulo (SP), fortalecem a conexão da turma com a história do território e o meio ambiente.
Professor: Danilo Daniel dos Santos
Crianças do fundamental 1 melhoram leitura e escrita ao recontar histórias de vida de idosos
Na cidade de Esteio (RS), turma do 3º ano visita residencial de idosos, registra suas memórias em narrativas digitais.
Professora: Cátia Vaz
Do ensino fundamental à EJA, estudantes aprendem programação e criam jogos
Professora da periferia de São Paulo desenvolve jogos e atividades de programação com estudantes em um projeto de contraturno que envolve todas as etapas de ensino da escola.
Professora: Juliana de Oliveira Silva
Projeto coloca estudantes do ensino fundamental como protagonistas na melhoria da escola
Professora compartilha como reorganizou o grêmio escolar e, com o apoio da turma do 5º ano, definiu prioridades para implementar mudanças no funcionamento da escola.
Professora: Naiara Siqueira Campos
Ensino fundamental – anos finais
Educação financeira: alunos simulam profissões e temas da cidade para gerenciar dinheiro
Alunos do 6º e 7º ano do CEPI Francisco Maria Dantas, em Goiânia (GO), planejam a construção da cidade e assumem profissões da vida real para exercitar o gerenciamento financeiro.
Professora: Sônia Alexandre Ribeiro
Teatro ajuda estudantes a debater bullying e outros temas difíceis
Alunos de ensino fundamental em escola de São Roque (SP) contam com o apoio de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para produzir peças e levar debates à comunidade escolar.
Professora: Ana Paula Belmino Duarte
Projeto Hackers da Caatinga une matemática, tecnologia e defesa do meio ambiente
Com atividades plugadas e desplugadas no contraturno, turma do 8º ano em Petrolina (PE) passa por diferentes disciplinas para criar jogos de tabuleiro e digitais.
Professora: Willmara Marques Monteiro
Da aula de português para o futsal: trabalho sobre gênero dá origem a primeiro time feminino de escola
Movida pelo desejo de promover maior equidade, professora de português desenvolveu projeto para incluir meninas em campeonato de futsal.
Professora: Suelany Christtinny Ribeiro Mascena
Música e cinema viram ferramentas para debate sobre educação financeira
Professor de música do 9º ano integra matemática em suas aulas e explora, por meio da arte, a relação da sociedade com o dinheiro, promovendo uma abordagem interdisciplinar.
Professor: Sérgio Castanheira de Freitas
Projeto de educação ambiental e inclusiva investiga ditos populares sobre o clima
Em Campina Grande do Sul (PR), estudantes fazem atividades interdisciplinares, distribuem sementes à comunidade e vão a campo estudar conhecimentos tradicionais e científicos.
Professora: Taiza Colere Tanajura Klemba
Projeto escolar une matemática, práticas de sustentabilidade e ação social
Iniciativa de professoras de Gurupi (TO) com turma do 9º ano resultou em aprendizado interdisciplinar e mobilização da comunidade.
Professoras: Elisangela Almeida Nascimento, Juliana Gomide Duarte e Noêmia Alves Bottega
Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade
Jogo é adaptado para contar a história dos quilombos em Goiás, trazendo protagonismo e conexão cultural aos estudantes de classe multisseriada da Escola Municipal Canabrava.
Professores: Gisele Andrade da Silva e Luiz Carlos Silva Junior
Ensino médio
Alunos se inspiram na literatura para bordar seus próprios livros
Criação de livro artesanal estimula estudantes do ensino médio de Santos (SP) a ampliar seus olhares para si e para o mundo.
Professora: Grasielly Lopes
Projeto de etnomatemática faz alunos analisarem dados de forma crítica
Estatísticas relacionadas a oportunidades educacionais e mercado de trabalho contextualizam o debate em aulas sobre probabilidades.
Professor: Silvio Aparecido Moraes Messias
Com elementos de mistério e investigação, aula de química ganha atividades práticas
Em disciplina eletiva, professora de Goiás criou o projeto “Faces do Crime” para trabalhar investigação, interpretação de texto e exploração com alunos do 3º ano do ensino médio.
Professora: Ludmilla Rayanne Santos de Sousa
Unindo sustentabilidade e tecnologia, alunos desenvolvem jogo 2D partindo da realidade da escola
Em uma escola em área de mangue, o professor Amarildo Ferreira, de São Luís (MA), recorreu à interdisciplinaridade para ensinar programação, biologia, sustentabilidade e criação de roteiros.
Professor: Amarildo Ferreira Fonseca Machado
Como a cultura amazônica enriquece um projeto de ciências no ensino médio
Estudantes do ensino médio de Codajás, no interior do Amazonas, relacionam saberes indígenas com a ciência orientada pela base curricular.
Professora: Elzilene Aquino de Araújo
Em projeto interdisciplinar, estudantes criam tijolos sustentáveis usando casca de coco
Combinando matemática, química e biologia, projeto de escola sergipana quer reconstruir casas de pau a pique usando tijolos naturais.
Professor: Makel Bruno Oliveira Santos
Estudantes da EJA exploram artes e transformam suas vivências em animações
Em Caldas Novas (GO), alunos do 2º ano do ensino médio, com idades entre 18 e 65 anos, utilizam as artes plásticas para transformar suas histórias de vida em vídeos e criar uma página no Instagram.
Professora: Juliana Patricia Silva de Faria
Alunas do Amapá aliam química e ciência forense em pesquisa sobre feminicídio
Alunas do ensino médio técnico do IFAP (Instituto Federal do Amapá) simulam um crime em um ponto turístico da cidade para coletar amostras de solo e estudar evidências.
Professora: Lidia Dely Alves de Sousa
Com celulares, estudantes produzem guia de identificação de aves da caatinga
Professor na Paraíba promove projeto de observação de pássaros para aproximar e mudar atitudes dos estudantes em relação ao território em que vivem.
Professor: João Paulo dos Santos Silva