5 dicas essenciais para novos professores
O primeiro ano de ensino é incrivelmente desafiador. Como se a sala cheia de jovens mentes buscando sua orientação já não fosse intimidadora o suficiente, as pressões adicionais (e muito intensas) relacionadas aos horários, prazos, correções, altas expectativas, mudanças nos referenciais curriculares e na legislação, preocupações dos pais e a tentativa de gerenciar tudo isso sem sentir que está morando na escola podem te sobrecarregar imediatamente.
Não só os novos professores enfrentam uma quantidade inacreditável de pressão no primeiro ano de trabalho, mas também ouvirão, sem dúvida, muitos conselhos. Embora todos provavelmente estejam querendo o seu melhor, nenhum amigo ou colega tem todas as respostas para a sua situação específica ou para o seu grupo de alunos. A sua experiência em sala de aula será exclusivamente sua. Então, quais recomendações seguir? Quais sugestões guardar para depois?
💬 Tire suas dúvidas nas comunidades do Porvir no WhatsApp para professores
Na minha função atual como coordenadora de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tenho o privilégio de observar muitas salas de aula a partir de uma perspectiva de mentora, enquanto também passo parte do meu dia como professora no meu laboratório. Aprendi ao longo dos anos: o que funciona para um professor pode não funcionar para outro, e uma boa estratégia para o professor ao lado nem sempre será algo que eu possa colocar em prática de forma eficaz. No entanto, existem algumas prioridades importantes que devem ser estabelecidas para começar a se desenvolver como o educador que você deseja ser. Estas são as minhas cinco principais sugestões para os novos professores:
1. Planejamento é essencial, todos os dias
Olhe para o dia seguinte antes de sair. Certifique-se de que você está confiante em explicar o conteúdo, tem todos os materiais e apostilas prontos para usar e está confortável com sua programação. As experiências e o crescimento dos seus alunos como aprendizes são a prioridade. Os alunos podem perceber o seu nível de calma ou estresse, e isso afeta a aprendizagem deles também. Alguns minutos extras de preparação por dia podem fazer uma grande diferença para todos.
Haverá dias em que você estará fora do cronograma, não se sentirá bem, entre outros fatores. Mas esses dias devem ser a exceção, não a regra. Não espere improvisar diariamente e ter sucesso.
2. Saiba que você não está sozinho, e não escolha estar
Todo professor tem seus pontos fortes e desafios, não importa há quanto tempo estejam na profissão. Aprenda com os veteranos, compartilhe suas dificuldades com seus colegas e peça ajuda quando precisar.
Não confunda ofertas de apoio com críticas. Orientadores instrucionais, voluntários e professores mentores estão todos lá para te apoiar – não para desafiar sua capacidade de liderar sua sala de aula. Aceitar assistência não é sinal de fraqueza, mas sim de sabedoria e colaboração. Aproveite essa ajuda; isso pode tornar seu dia um pouco mais fácil.
Relacionadas
Formação do professor: dar aula é aprender durante toda a vida, diz Rachel Lotan
Por que formar docentes para uma educação antirracista?
Saúde mental do professor: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia a dia
Uma sala de aula digna de TikTok é legal, mas não é necessária para te tornar um excelente professor. Um educador que sai todos os dias mais cedo, enquanto você ainda está corrigindo provas, não é necessariamente “mais ou menos organizado” do que você.
No entanto, preste atenção nos seus colegas. Quais deles estão trabalhando juntos durante o planejamento? Com quais professores os alunos gostam de conversar durante o recreio? De quais educadores os estudantes estão aprendendo novos conceitos rapidamente e com entusiasmo? Converse com eles. Descubra o que está funcionando. Você não encontrará um único professor que “tenha tudo resolvido”, e sim colegas que podem compartilhar ideias e que também se beneficiarão das suas dicas. Faça com que eles sejam parte do seu time.
4. Modele o que você espera dos seus alunos
Relacionamentos são essenciais para estabelecer a gestão da sala de aula. Se queremos que eles nos tratem – e tratem uns aos outros – com gentileza e respeito, essas qualidades devem vir primeiramente de nós mesmos. Responsabilize-se pelas coisas que você pede aos seus alunos. Se é importante que seus estudantes mantenham suas mesas organizadas, a sua mesa não pode ser a mais bagunçada da sala. Se você quer que eles caminhem silenciosamente pelo corredor, deixe a longa conversa com seu colega para outro momento.
Você é o especialista e o líder em sua sala de aula, mas não é uma máquina humana. Ninguém espera que você tenha todas as respostas, então não entre em pânico se uma pergunta de um aluno deixá-lo sem resposta. Aproveite todas as oportunidades para deixar seus alunos saberem que você também está aprendendo. Isso não é porque você é novo ou inexperiente – é porque todos nós ainda estamos aprendendo e crescendo todos os dias. Às vezes precisamos continuar pesquisando ou perguntar a outra pessoa quando temos dúvidas que queremos resolver. Às vezes erramos e precisamos fazer correções.
Permita que seus alunos o vejam como alguém que aprende junto com eles. Isso terá um impacto incrível no relacionamento e na confiança deles em você como um guia para o aprendizado.
5. Lembre-se, não é para ser fácil
Bons professores ainda enfrentam dificuldades e continuam a aprender coisas novas, não importa há quanto tempo estejam ensinando. Você sempre pensará em maneiras de melhorar. Esforce-se para fazer isso na próxima vez. Isso não significa que você falhou; significa que você é um professor reflexivo com uma mentalidade de crescimento.
Você está responsável por uma sala cheia de jovens mentes diversas, com uma variedade de necessidades e interesses. Você se importa com eles e quer o melhor para eles. Não é realista pensar que sairá de sua sala organizada todos os dias quando o sinal tocar e não pensará mais neles até que eles cheguem no dia seguinte. Eles são importantes para você, e você trabalhará arduamente por eles. Não se sinta um fracasso quando algo exigir um esforço extra.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
*Ashley Blackwelder é coordenadora de STEAM na Fairforest Elementary School, em Spartanburg, Carolina do Sul (Estados Unidos), onde leciona há 16 anos. Durante esse período, ela atuou tanto como professora em sala de aula quanto em funções de mentoria, além de ser treinadora de tecnologia para professores.
* Conteúdo publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation