5 tecnologias de Black Mirror que existem de verdade
Você provavelmente já usou – ou ao menos escutou – a frase “isso é tão Black Mirror” para se referir a uma tecnologia super elaborada ou acontecimentos que parecem ter saído diretamente da série de ficção científica. Acontece, porém, que nem tudo o que é mostrado na trama está tão longe assim da realidade…
Entenda:
- Apesar de ser uma série de ficção científica, Black Mirror não está tão distante assim da vida real;
- A trama já apresentou várias tecnologias que realmente já existem;
- Entre elas, podemos citar, por exemplo, cães-robôs, implantes cerebrais e até mesmo lentes de contato inteligentes!
De cães-robôs a implantes cérebro-computador (alô, Elon Musk), os episódios de Black Mirror já trouxeram várias tecnologias que, com o tempo, acabaram virando realidade – e algumas já são até bastante comuns hoje em dia. Confira, abaixo, 5 tecnologias da série que existem na vida real!
No 5º episódio da 4ª temporada, Black Mirror nos mostra uma tecnologia bastante conhecida: os cães-robôs. E, apesar de nem todos serem usados para o mesmo propósito do episódio (que mostra uma mulher tentando sobreviver a um bando de cachorros robóticos armados e impiedosos), sabemos que a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada no meio militar.
Implante cerebral (4×2 – Arkangel)
Em janeiro deste ano, a primeiríssima implantação de um chip cerebral em humanos foi realizada pela Neuralink, de Elon Musk. Também na 4ª temporada da série, no 2º episódio, acompanhamos uma mãe que, preocupada com a segurança da filha, decide recorrer a um implante no cérebro da menina – que permite monitorar sua localização, dados de saúde e até mesmo acessar o que ela vê em tempo real!
Leia mais:
Micro drone (3×6 – Odiados pela Nação)
Os drones estão ficando cada vez mais avançados – e menores! Presentes no 6º episódio da 3ª temporada de Black Mirror, os micro drones já são uma realidade – alguns capazes de carregar muito além de seu próprio peso (FlyCroTug), outros movidos a energia solar (CoulombFly) – e podem ser usados para alcançar e monitorar áreas de difícil acesso, por exemplo.
Delivery autônomo (4×3 – Crocodilo)
Perto de implantes cerebrais e exércitos de cães-robôs militares, ter um veículo autônomo entregando suas compras de supermercado pode não ser tão chocante assim para alguns. A tecnologia pode ser vista no 3º capítulo da 4ª temporada de Black Mirror, e em países como a China e o Japão, por exemplo, os robôs entregadores já são bastante comuns.
Lente de contato inteligente (1×3 – Toda a sua História)
Elas podem não armazenar e reproduzir nossas memórias gravadas como no 3º episódio da 1ª temporada da série, mas as lentes de contato inteligentes são o futuro da integração homem-máquina. Um modelo inspirado em Missão Impossível 4 e desenvolvido na China, por exemplo, pode monitorar dados de saúde, facilitar a comunicação com robôs e até aprimorar a realidade aumentada.