mais de 200 mil imóveis seguem sem energia após temporal

mais de 200 mil imóveis seguem sem energia após temporal
Publicado em 21/12/2024 às 14:55

Centenas de milhares de imóveis ficaram sem energia na Grande São Paulo devido ao forte temporal que se abateu sobre a região na sexta-feira (20). Neste sábado (21), a Enel, responsável pela distribuição de eletricidade na região, informou que dos 666 mil clientes afetados, 450 mil já tiveram a situação normalizada.

Isso significa que 217 mil imóveis permanecem sem energia, o que representa 2,6% da base de atendimento. 

São Paulo enfrentou um verdadeiro dilúvio na sexta-feira (20), deixando 666 mil imóveis sem energia elétrica. Crédito: Stsmhn – iStockPhoto

De acordo com a companhia, as chuvas intensas acompanhadas de ventos de até 80 km/h causaram danos significativos à rede elétrica, com quedas de árvores e galhos em diversos pontos. As zonas norte, leste e oeste da capital, além das cidades de Barueri e Osasco, estão entre as áreas mais afetadas. Bairros como Lauzane Paulista, Horto, Perdizes, Pompeia e Butantã registraram interrupções no fornecimento de energia.

Leia mais:

Medidas emergenciais para minimizar impactos do temporal

Em nota, a Enel destacou que acionou antecipadamente seu plano de contingência para minimizar os impactos do temporal. Equipes de campo estão mobilizadas 24 horas para reparar os danos e normalizar o serviço.

Na sexta, a cidade de São Paulo chegou a entrar em estado de alerta por causa dos temporais. A situação foi encerrada às 19h30, quando as chuvas perderam intensidade. Na manhã deste sábado, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) confirmou a ausência de áreas de instabilidade e pontos de alagamento na capital.

E a chuva continua no fim de semana. Crédito: Reprodução X

A Defesa Civil decretou estado de alerta nas subprefeituras da Penha e de Itaquera devido ao transbordamento de córregos. Na Penha, o córrego Franquinho extravasou no encontro das avenidas Dom Hélder Câmara e São Miguel. Em Itaquera, o córrego Rio Verde transbordou na Rua Cunha Porã.

Segundo o site InfoMoney, além dos problemas com a energia elétrica, a queda de árvores causou transtornos. Em Várzea Paulista, uma árvore atingiu a fiação na Avenida das Lélias, no Jardim Bahia, bloqueando a via. Equipes da CPFL foram acionadas para os reparos.

Na capital, o Corpo de Bombeiros registrou 111 ocorrências de quedas de árvores, mas não houve vítimas. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou 41 quilômetros de lentidão no trânsito às 7h30 deste sábado.