Entenda o que significa creatinina alta | FTN Brasil
BETHÂNIA NUNES
DO METRÓPOLES
O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso na manhã desta terça-feira (24) por descumprir medidas cautelares para a liberdade condicional. Ele teria deixado a casa para ir a um hospital devido a “fortes dores lombares” sem informar ao Judiciário e retornou fora do horário estabelecido.
De acordo com o laudo médico apresentado pela defesa de Silveira ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-parlamentar tinha “dor lombar com irradiação para flanco e refere histórico de insuficiência renal (sic)”. Um exame laboratorial realizado no hospital mostrou o nível de creatinina tocada em 1,41, e ureia de 35.
A creatinina é um indicador importante da função renal. Ela é uma substância derivada do metabolismo da creatina, que produz energia nas células musculares, sendo eliminada principalmente pelos rins através da urina.
Os níveis de creatinina no sangue podem variar conforme a massa muscular, a dieta e o uso de medicamentos. De maneira geral, eles oscilam entre 0,7 e 1,3mg/dl para homens e 0,6 e 1,2mg/dl, para mulheres.
A creatinina em níveis elevados no sangue pode indicar um comprometimento na filtração dos rins.
Creatinina e ureia alta
A elevação da ureia — substância produzida pelo fígado — e da creatinina costumam estar relacionadas, de acordo com a plataforma Nav da rede Dasa. Quando ocorre perda aguda ou crônica da função renal devido a condições como diabetes ou hipertensão, a ureia também tende a aumentar.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Ambos os marcadores são importantes indicadores da função renal e podem fornecer informações cruciais sobre a saúde dos rins”, esclarece a plataforma Nav da rede Dasa.
Sintomas da creatinina alta
Pacientes com creatinina alta podem apresentar: pressão alta, formação de edemas (inchaços causados pelo acúmulo de líquidos) e alterações no exame de urina.
Causas da creatinina alta
Entre as principais causas da condição, estão:
-
Desidratação;
-
Hipertensão;
-
Diabetes descontrolada;
-
Choque circulatório, causado por infecção generalizada ou insuficiência cardíaca grave;
-
Queimaduras extensas;
-
Excesso de diuréticos;
-
Obstrução dos rins;
-
Atividade física em excessesso;
-
Jejum prolongado;
-
Hipertireoidismo;
-
Desnutrição.