Elon Musk “turbinou” X com recursos da xAI; valeu a pena?
Tudo sobre Elon Musk
Tudo sobre Twitter
Quando Elon Musk lançou sua startup de inteligência artificial (IA), a xAI, ele destacou a vantagem de ter acesso exclusivo aos dados da plataforma de mídia social X (Twitter). Agora, uma matéria do The Verge analisa como a rede social se tornou “cobaia” dos projetos de IA da startup.
Musk implementou taxas de API no X, bloqueando outras empresas de IA e utilizando os milhões de usuários da rede para testar seus modelos.
A xAI já introduziu recursos, como resumos de notícias gerados por IA e seu chatbot Grok, inicialmente disponível apenas para usuários do X. Agora, a plataforma está desenvolvendo novos recursos, incluindo a capacidade de o Grok modificar postagens e consultas baseadas em localização.
Leia mais:
Detalhes da parceria entre X e xAI
- A parceria entre xAI e X é estreita e única. Os funcionários da startup também são, tecnicamente, do X, com acesso a recursos da plataforma e notebooks da empresa;
- Isso proporciona à xAI canal direto para milhões de usuários, o que torna o lançamento de novos recursos mais eficiente. Com a recente aquisição do cluster de 100 mil GPUs da Nvidia, a implantação de IA no X se torna mais viável;
- Embora a startup de IA tenha avaliação impressionante de US$ 50 bilhões (R$ 305,36 bilhões, na conversão direta), o X luta para manter seu valor de mercado, com sua última avaliação em US$ 19 bilhões (R$ 116,03 bilhões), bem abaixo dos US$ 44 bilhões (R$ 268,72 bilhões) pagos por Musk em 2022.
Apesar de sua ligação com a rede social, os usuários da plataforma ainda não parecem se beneficiar muito de sua empresa irmã, que tem gerado manchetes incorretas e conteúdo duvidoso.
A abordagem de Musk reflete seu foco futurista em IA, embora o X continue enfrentando dificuldades em se tornar o “aplicativo que faz tudo” que ele idealizou.
A separação entre as duas empresas, por enquanto, parece servir aos ambiciosos planos de Musk para a xAI, ao mesmo tempo em que mantém o X focado em ser apenas uma rede social.