10 filmes que a crítica massacrou, mas o público amou
Nem sempre a opinião da crítica reflete o gosto do público. Há filmes que, apesar de serem massacrados pelos especialistas, acabam encontrando grande aceitação entre os espectadores.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 exemplos de filmes que a crítica detestou, mas o público amou.
Antes de começarmos, você precisa saber que o “Tomatometer” indica a porcentagem de aprovação da crítica especializada, enquanto o “Popcornmeter” reflete a aprovação do público. A diferença entre os índices destaca a variação nas opiniões entre críticos e espectadores.
10 filmes que a crítica massacrou, mas o público amou
Constantine (2005)
Vagamente baseado nas graphic novels “Hellblazer” da DC Comics/Vertigo Comics, “Constantine” não foi bem recebido pela crítica. O consenso da mídia classificou o filme como bobo e repleto de clichês.
Contudo, grande parte do público apreciou a atmosfera e a temática sobrenatural envolvendo anjos e demônios.
O filme é estrelado por Keanu Reeves como o exorcista John Constantine. Rachel Weisz, Shia LaBeouf e Tilda Swinton estão entre os nomes de destaque no elenco coadjuvante.
Hotel Transilvânia (2012)
A animação “Hotel Transilvânia” teve uma recepção negativa da crítica em geral, que apontou o roteiro do filme como fraco e atrativo apenas para crianças.
No entanto, o público teve uma opinião diferente: o filme foi um grande sucesso comercial e acabou ganhando outras sequências.
Na trama, a carreira de Drácula como dono de um hotel que serve de refúgio para monstros entra em risco quando um humano visita o local.
Jogos Mortais (2004)
A crueldade, o niilismo e até mesmo os aspectos técnicos de “Jogos Mortais” foram negativamente apontados pela crítica especializada.
Entretanto, o filme se tornou um fenômeno entre o público, consagrando-se como um dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos e originando uma longa franquia.
Na trama, dois homens são mantidos como prisioneiros, acorrentados em um banheiro, onde são forçados a participar de um jogo mortal.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
Super Mario Bros. – O Filme (2023)
Sucesso estrondoso de público, “Super Mario Bros. – O Filme” não é apenas uma das maiores bilheterias da história das animações, mas também de todos os tempos.
Todavia, a grande maioria da crítica não aprovou o filme, com o consenso apontando-o como mal estruturado e pouco empolgante.
Baseado na famosa franquia de jogos da Nintendo, o filme acompanha os irmãos encanadores Mario e Luigi, que são transportados para outro mundo.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
Malévola (2014)
A grande maioria do público adorou “Malévola”, filme que foi um enorme sucesso comercial e uma das maiores arrecadações da carreira de Angelina Jolie.
Porém, a recepção crítica não foi das melhores, com a direção e o roteiro apontados como os destaques negativos do filme.
No filme, Jolie estrela uma versão live-action da vilã do clássico animado de 1959 da Walt Disney, “A Bela Adormecida”.
Leia mais:
O Paizão (1999)
Os filmes de Adam Sandler costumam agradar a muito público e provocar ojeriza na crítica.
Um dos exemplos mais clássicos disso é “O Paizão”, filme apontado pelo consenso crítico como grosseiro, mal dirigido e piegas, mas um grande sucesso comercial.
Sandler estrela como um homem que adota um menino de cinco anos para tentar ser mais responsável e impressionar sua ex-namorada.
- Onde assistir:
- alugar e comprar no YouTube Filmes
- alugar e comprar no Amazon Prime Video
- alugar e comprar no Microsoft Store
- alugar e comprar no Apple TV.
Gente Grande (2010)
Outro filme de Adam Sandler que não pode faltar é “Gente Grande”, uma obra que grande parte do público ama, mas a maioria esmagadora da crítica detesta.
Segundo o consenso da mídia, a direção, o roteiro e o humor do filme são de quinta categoria. Todavia, o longa foi um sucesso de bilheteria e ganhou uma sequência.
Na trama, a morte do treinador de basquete reúne velhos amigos de infância para comemorar um campeonato conquistado anos atrás.
Venom (2018)
Com ampla recepção negativa da mídia especializada, “Venom” foi criticado pelo roteiro confuso, tom incoerente e pela barulheira caótica.
Contudo, o grande público gostou do senso de humor do filme e da interação entre Venom e Eddie Brock (Tom Hardy), tornando-o um grande sucesso de bilheteria.
Na trama, o jornalista adquire superpoderes ao se tornar o hospedeiro de Venom, um simbionte alienígena.
- Onde assistir: Universal+ (Prime Video Channel).
Armageddon (1998)
Dirigido por Michael Bay, “Armageddon” é um dos filmes de desastre mais amados pelo público e foi um grande sucesso de bilheteria.
No entanto, a crítica especializada, em sua maioria, não aprovou o filme. A direção de Bay, os cortes rápidos, as explosões e o excesso de barulho foram apontados como pontos negativos.
Estrelado por Bruce Willis e um grande elenco, a trama segue um grupo de perfuradores enviados pela NASA para destruir um asteroide em rota de colisão com a Terra.
Transformers (2007)
Mais um filme dirigido por Michael Bay que divide público e crítica é “Transformers”. Aliás, a série de filmes “Transformers”, no geral, costuma seguir essa regra, com a crítica sempre apontando os excessos caóticos da direção de Bay como destaque negativo.
Porém, o primeiro filme da série foi o que mais agradou o público até hoje. Baseado na linha de brinquedos da Hasbro, o longa conta com Shia LaBeouf, Megan Fox, Tyrese Gibson, John Turturro e Jon Voight no elenco.
- Onde assistir:
- Netflix
- Disney+
- Paramount+
- Telecine.