Com direito a bolo, MT comemora 50 tentativas de invasão de terra frustradas

Com direito a bolo, MT comemora 50 tentativas de invasão de terra frustradas
Publicado em 21/01/2025 às 17:45

Mato Grosso registrou a marca de 50 tentativas frustradas de invasão de terra desde março de 2023, quando a política de tolerância zero às invasões foi lançada no estado. As ações ocorreram em 25 cidades, com 255 pessoas conduzidas, 22 armas de fogo apreendidas e 34 armas brancas apreendidas.

O balanço foi apresentado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) nesta segunda-feira (20), em Cuiabá, durante reunião que contou com a presença de lideranças do setor produtivo do estado.

“Essas tentativas foram frustradas por um trabalho extremamente eficiente e competente nas nossas forças de segurança da Polícia Civil, Polícia Militar. Foi frustrado porque esse trabalho é feito em parceria com os sindicatos, com as entidades, com todos aqueles que representam milhões de mato-grossenses que vivem em todo o nosso estado”, declarou Mauro Mendes.

O gestor estadual ressaltou ainda a importância do respeito ao direito à propriedade, principalmente em Mato Grosso, maior produtor de grãos e carne bovina do país.

Nesta safra 2024/25 o estado deverá ser responsável por cerca de 30% da produção de soja no Brasil, além de quase 40% do milho e 70% do algodão, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O estado ainda é detentor de um rebanho bovino de aproximadamente 31,5 milhões de cabeças.

“Aqui no estado de Mato Grosso nenhuma invasão vai se criar. Respeite quem tem propriedade, não importa se pequena, média ou grande. Todos precisam ter a segurança de ter a sua propriedade respeitada”, frisou o governador.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, tal compromisso do estado quanto ao combate às invasões de terra “trouxe tranquilidade e conforto para todas as famílias que vivem no meio rural. Sabemos que a zona urbana tem mais problemas, mas também no meio rural a gente precisa ter atenção e sermos assistidos”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.