28 toneladas de baterias de íon-lítio pegam fogo e fecham rodovia
No fim de setembro, um caminhão com quase 28 toneladas de baterias de íon-lítio tombou perto do Porto de Los Angeles (EUA) e explodiu. O problema é que ele permaneceu queimando por dois dias.
A situação fez com que rodovias e uma ponte fossem bloqueadas, assim como terminais portuários. A empresa de reboque Pepe’s Towing Service fez um vídeo do momento e contou a história por diversos dias, até que chegou o momento de eles levarem embora o que restou do veículo.
Na quinta-feira (3), o proprietário da empresa de reboque, Josh Acosta, publicou longo vídeo, relatando todas as etapas do ocorrido, desde a explosão, até o içamento do contêiner. É possível ver o que seriam pilhas de baterias com tubos de resfriamento líquido entre cada camada.
No vídeo, vemos a grande logística por trás do ocorrido, com os bombeiros lidando com as células de lítio em chamas, que costuma ser apagado por milhares de galões de água para apagá-las.
Desta vez, segundo a corporação informou ao The Verge, apesar dos esforços para apagar o fogo, ele continuava acontecendo e sumindo.
Leia mais:
- Ao Verge, Acosta afirmou que “a bateria [era] gigante, do tamanho de um contêiner” que “não se desmonta”;
- O profissional imagina que ela poderia ser usada em prédios para energias de reserva;
- Ele também contou que a bateria tinha cerca de 28 toneladas;
- Não se sabe qual é a empresa dona do carregamento, pois o nome da companhia, localizado na lateral do caminhão, está borrado no vídeo, e Acosta afirmou que não se recorda do nome;
- Por fim, o dono da empresa de reboque disse que o cliente dono do caminhão capotado foi o responsável por chamá-lo para o serviço, e ele aproveitou para registrar o momento;
- Agora, os restos do veículo estão rumando ao centro de reciclagem de sucatas.
Veja o vídeo a seguir: