Relatório inédito indica perfil de inovação do produtor rural mato-grossense
Um relatório inédito que explora o perfil de inovação dos produtores rurais mato-grossenses será lançado na próxima semana, em Cuiabá. O estudo, realizado pelo Instituto AgriHub, iniciou o levantamento de dados em 2022 através de uma escalada sindical, com os sindicatos rurais do estado para identificar, por região, os níveis de inovação de cada produtor.
Mais de 26 mil dados foram coletados ao longo dos últimos três anos e 930 produtores entrevistados. A pesquisa abrange 72 municípios de Mato Grosso.
O estudo apresenta um panorama abrangente da evolução das preferências digitais, da adoção de tecnologia e do papel dos produtores rurais como influenciadores em suas regiões.
A gerente de inovação e tecnologia do AgriHub, Jéssica Gimenes, explica que o objetivo desse material é consolidar o Instituto como uma central de informação em relação à tecnologia no estado, além de cumprir com a missão de ser a casa da inovação do produto rural.
“Quando a gente identifica qual o perfil de inovação do produtor no estado, a gente consegue entender como podemos começar a trabalhar com esses níveis de maturidade, de inovação tecnológica dentro da propriedade ou então, do seu processo produtivo”, diz Jéssica.
A partir desse processo, foi possível classificar o produtor como muito inovador, inovador e pouco inovador. Assim, o direcionamento com base em cada perfil é mais assertivo e permite observar as mudanças no começo da pesquisa, para este ano. Adequando cada tecnologia, a cada necessidade dentro da porteira.
Para o benefício do ecossistema de inovação e tecnologia e também, do Instituto, o material mostra qual o plano de ação é melhor para cada produtor.
“A maior importância desse projeto, é trazer a informação de dentro da porteira para o mercado. Porque o produtor rural é muito acessado por várias empresas que querem vender o seu produto e o AgriHub tenta desmistificar um pouco a inovação e tecnologia, em relação a como o produtor está enxergando isso. Ou seja, trazendo o problema para frente e depois, mostrar a solução depois para isso”, pontua Jéssica.
A pesquisa mapeou quatro perfis distintos na adoção de inovação, identificados como o Inovador Digital, o Adotante Prático, o Digital Cauteloso e o Tradicional, oferecendo insights sobre como essas categorias se distribuem em diferentes regiões do estado.
Os indicadores utilizados para traçar o perfil de inovação incluem a digitalização (avalia o uso de tecnologias digitais e conectividade nas operações agropecuárias), adoção de tecnologia (mede a aceitação e implementação de novas práticas e equipamentos) e a influência (analisa o impacto dos produtores em suas comunidades).
“O meu grande desejo com esse produto, é que as empresas enxerguem cada vez mais a importância de entender o perfil do produtor rural e que o AgriHub está aqui para apoiar esse movimento e levantar essas informações dentro de todos os municípios do estado, para uma informação mais aprofundada para que o mercado possa desenvolver produtos inovadores e tecnológicos com maior assertividade para o produtor rural”, finaliza.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.