Dia da Amazônia: 5 ideias para estimular a consciência ambiental
A Amazônia é considerada patrimônio natural da humanidade. Não é à toa que é conhecida como a maior floresta tropical do mundo e um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta. Com uma extensão de 6,7 milhões de km², cobre nove países da América do Sul: Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador, Guiana Francesa e Brasil, que abriga 60% do bioma.
No dia 5 de setembro, quando é celebrado o Dia da Amazônia, a região enfrenta uma temporada recorde de queimadas, com um corredor de fumaça que se espalha por muitos estados brasileiros. A região também tem sido impactada pelo desmatamento e pelo garimpo, o que coloca em risco a população indígena local e compromete a biodiversidade.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
Mais do que nunca, é importante que as escolas se envolvam nesse debate e estimulem a consciência ambiental e social dos estudantes. Para apoiar essa missão, reunimos uma lista com cinco ideias práticas que ajudam professores a integrar esses temas em sala de aula. As propostas são inspiradas em experiências de escolas da região amazônica do Brasil e do Peru. Elas foram publicadas originalmente na plataforma Samsung Solve for Tomorrow Latam, da qual o Porvir é parceiro, coordenando a produção e a disseminação de conteúdo em português, espanhol e inglês.
Confira a lista e inspire-se com as experiências de outros educadores:
Estimule a resolução de problemas sociais
Exemplo: Creme desenvolvido por alunas age como protetor solar e repelente contra insetos
Que tal envolver os estudantes em um projeto de investigação sobre os desafios da região? Eles podem fazer pesquisas, levantar notícias e conversar com moradores locais para identificar problemas sociais urgentes, como as queimadas, o desmatamento e a seca.
Um exemplo inspirador é o projeto desenvolvido por um grupo de estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho. Devido à alta exposição aos raios ultravioletas na região, que aumenta o risco de câncer de pele, e ao alto custo dos protetores solares convencionais, alunas do 1º ano do ensino médio buscaram uma solução inovadora e acessível. Utilizando extrato de crajiru, uma planta medicinal, e óleo de breu, uma resina natural, elas criaram um creme multifuncional que combina proteção solar e propriedades repelentes contra insetos. O projeto utiliza nanotecnologia e foi vencedor da 10ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.
Leia mais sobre o projeto aqui.
Exemplo: Solução produzida por jovens transforma pragas em bioplástico e fertilizante
A aprendizagem baseada em projetos também é uma abordagem interessante para construir conhecimentos com os estudantes. De forma colaborativa, eles irão se envolver em uma verdadeira jornada de investigação para propor, testar e construir soluções de impacto ambiental e social.
No Peru, jovens do Colegio de Alto Rendimiento de San Martín identificaram como o lechuguin era uma praga que se proliferava muito rapidamente, causando muitos problemas para a população local. A planta reduz a biodiversidade da flora e fauna aquática, trazendo muitas consequências para os agricultores. Estimulados por um projeto escolar, eles realizaram pesquisas e aprenderam processos químicos para transformar a praga em bioplástico e fertilizante.
Leia mais sobre o projeto aqui.
Use a tecnologia como aliada
Exemplo: Projeto estudantil garante mais produtividade e segurança na lavagem do café
Incentive os alunos a explorar como a tecnologia pode ser utilizada para enfrentar desafios e melhorar a qualidade de vida. Eles podem investigar como ferramentas tecnológicas podem resolver problemas reais e beneficiar a comunidade. Além disso, a tecnologia pode auxiliar na pesquisa, no desenvolvimento de soluções e no registro das atividades realizadas durante o projeto.
Na comunidade de Nuevo Chirimoto, no Peru, os estudantes do Colégio de Alto Desempenho do Amazonas identificaram a necessidade de uma solução tecnológica para melhorar a segurança e a eficiência na produção de café. Eles desenvolveram uma máquina inovadora que despolpa, sacode, limpa com água pura e prepara o café para secagem. Após extensa pesquisa, criaram um modelo acessível com um motor acoplado, que trouxe maior praticidade e segurança para as famílias envolvidas na produção e comercialização do café. A inovação foi finalista da 10ª edição do Solve for Tomorrow no país.
Leia mais sobre o projeto aqui.
Exemplo: Fogão criado por estudantes reduz consumo de gás de cozinha
Experimente conectar diferentes áreas do conhecimento para que os estudantes possam desenvolver soluções mais amplas e eficazes, alinhadas aos desafios sociais e ambientais da região. Ao integrar ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), os alunos têm a oportunidade de construir projetos mais completos, que abordam a complexidade dos problemas e oferecem alternativas inovadoras.
Esse foi o caminho seguido por um grupo de estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Manacapuru, no Amazonas. Depois de estudar sobre o fogo com abordagens multidisciplinares, envolvendo física, química, engenharia, biologia e ciências sociais, eles tiveram a ideia de desenvolver o protótipo de um fogão híbrido que reduz o consumo de gás de cozinha, ajudando as famílias a economizar sem ter que recorrer a alternativas inseguras e poluentes, como a queima de álcool e madeira.
Leia mais sobre o projeto aqui.
Incentive os estudantes a persistirem na busca por soluções
Exemplo: Estudantes desenvolvem estação portátil de tratamento de água para uso doméstico
Desenvolver um projeto de intervenção e investigação científica pode ser um processo complexo, com soluções que nem sempre são imediatas. É fundamental que os alunos aprendam a testar diversas hipóteses e explorar diferentes abordagens, entendendo que erros e falhas são essenciais para a aprendizagem e trazem oportunidades para aperfeiçoar ideias.
Isso aconteceu na Escola Estadual Centro de Educação em Tempo Integral Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari, no Amazonas, onde uma equipe de estudantes trabalhou para melhorar o saneamento local. Eles se depararam com um protótipo antigo de microestação de tratamento de água que havia falhado em anos anteriores. Após uma reavaliação e novas pesquisas, os alunos adaptaram o projeto utilizando materiais locais, como galões de água de 20L e potes de margarina, resultando em um modelo portátil e eficiente. A persistência e a criatividade da equipe foram reconhecidas com uma menção honrosa no Solve for Tomorrow Brasil em 2022.
Leia mais sobre o projeto aqui.
🟠 Inscreva seu projeto escolar no Prêmio Professor Porvir
Saiba mais sobre a plataforma
A plataforma Samsung Solve for Tomorrow Latam é voltada à rede de educadores de todos os países da América Latina. O Solve for Tomorrow é um programa global da Samsung que estimula estudantes a encontrar soluções para problemas reais de suas comunidades, além de reconhecer os professores que mediam esse conhecimento.
Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma oferece uma coleção abrangente de referências e práticas pedagógicas inspiradoras em educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O material é fruto das experiências de educadores que participaram do Samsung Solve for Tomorrow nos últimos 10 anos, compartilhando projetos inovadores realizados em escolas públicas da América Latina.