Bioinsumos On Farm podem ter novo capítulo na Câmara
A questão dos bioinsumos On Farm pode ter um novo capítulo na Câmara dos Deputados na próxima semana. A expectativa é que o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) , relator do PL 658, que trata sobre o assunto, assim como o PL 3668 do Senado, apresente o seu parecer.
A perspectiva foi destacada pelo diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Wellington Andrade, ao Conexão FPA-MT desta semana.
“A Aprosoja-MT e mais 56 entidades fizeram uma espécie de texto substitutivo e já foi apresentado para o deputado e esperamos que ele acate na integralidade porque a gente destaca a produção on farm. Porque hoje, com a lei de pesticidas aprovada, quando ela for regulamentada, qualquer produção de biológico no Brasil ela vai precisar ser autorizada e ter registro. Por isso, precisamos que a lei do bionsumo seja aprovada ainda este ano”, explica.
A sugestão da entidade é que seja registrado e autorizado dois tipos de biológicos: produtos formulados e os inóculos. E ainda, que a produção on farm possa ser multiplicada.
“Hoje já está comprovado que os produtos on farm, trazem uma maximização dos custos para os produtores em um momento de declínio do preço das commodities no mercado internacional e um aumento no custo de produção… Essa produção on farm se torna imprescindível”, afirma.
O diretor executivo da Aprosoja-MT, fez um balanço sobre a recente missão realizada pela entidade na China e as expectativas dos produtores com uma visita dos principais clientes da soja mato-grossense em 2025.
A agenda, de acordo com Wellington, prospectou soluções e viabilidade para o setor produtivo mato-grossense. A viagem começou em Pequim e passou por Beijing, Harbin, Hailun e Shandong, com foco na cooperação em pesquisa agrícola e no aumento da produtividade.
“Nos reunimos com empresas, governos, esmagadoras e portos. Finalizamos a viagem em Xangai participando da 7ª China International Import Expo (CIIE). O grande destaque foi a interlocução da Aprosoja com os governos locais e isso, antes, era muito difícil. Já convidamos os representantes para virem a Mato Grosso conhecer o nosso estado”, pontua Wellington.
+Confira outras matérias do Conexão FPA-MT
+Confira todos os episódios do Conexão FPA-MT
+Confira as pilulas do Conexão FPA-MT
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.