Tecnologia a serviço da qualificação profissional para o agro

Tecnologia a serviço da qualificação profissional para o agro
Publicado em 18/11/2024 às 17:32

Qualificação com muita tecnologia embarcada e foco na realidade da demanda do campo. Assim é o Centro de Treinamentos do Senar Mato Grosso em Sorriso, na BR-163, no coração do médio-norte do estado, que em 2024 deve encerrar o ano com quase 150 treinamentos ministrados.

Localizado às margens da principal rodovia federal de Mato Grosso, no município que mais produz soja no Brasil, o Centro de Treinamento é um dos três centros que o Senar Mato Grosso possui no estado. O local é considerado o retrato da modernização do agronegócio brasileiro.

Máquinas e equipamentos de última geração estão espalhados pela unidade, que tem a sua história iniciada no final de 2015.

O CT de Sorriso do Senar Mato Grosso conta com sete salas de aula, conforme o supervisor Fábio Pires, além de um barracão e refeitório.

O local também conta, destaca Fábio, ao programa Senar Transforma desta semana, com oficina completa, salas de tecnologia e simuladores embarcados para que os alunos possam ter mais facilidade em entender os equipamentos, bem como maquinários de última geração.

“A maioria dos nossos treinamentos, a partir do primeiro dia em sala de aula, o aluno já tem a chave dos equipamentos que o instrutor entrega para ele. A máquina já é a sala de aula do instrutor e isso permite que se extraia dessa máquina a maior parte da performance dela”, diz Fábio.

Parcerias que ampliam o conhecimento

A estrutura robusta vista no Centro de Treinamentos é resultado da parceria com empresas que reconhecem a importância da mão de obra capacitada e que disponibilizam os maquinários.

O supervisor comenta que os equipamentos são renovados de tempo em tempo, conforme a modernização da tecnologia embarcada neles.

“E uma coisa bacana é que os nossos instrutores são capacitados pelos instrutores da fábrica. Então o nível de tecnologia e conhecimento que será ofertado fica com maior qualidade de muito mais assertivo”, salienta Fábio.

Felipe Souza é responsável pelo treinamento comercial da CNH, parceira do Senar Mato Grosso. Ele frisa que “com essa integração que estamos realizando, nós vamos levar o que tem de melhor para os nossos clientes”.

“A alta capacitação que esses operadores vão ter vai permitir que os nossos clientes tenham um melhor resultado tanto no sentido do uso das nossas altas tecnologias quanto no processo de colheita, plantio, pulverização deles. E assim, eles vão extrair o que tem de melhor dos nossos equipamentos”.

Demanda por cursos é crescente

A oportunidade em aprender o que há de melhor impulsionou a demanda na unidade do Senar Mato Grosso em Sorriso.

No primeiro ano do Centro de Treinamentos no município foram nove treinamentos realizados. De lá para cá, o número não parou de crescer e em 2024 deve encerrar com 149 treinamentos. Para 2025, a perspectiva é realizar 207 treinamentos, qualificando mais de duas mil pessoas.

Entre os alunos estão moradores do município de Vera, que buscam em Sorriso uma qualificação para melhores oportunidades no mercado de trabalho dentro do agro.

De acordo com o mobilizador do Sindicato Rural de Vera, Hernandes Quadro Alves, hoje a entidade está no Centro de Treinamentos com uma turma de Operador de Trator Agrícola.

“É uma grande valia para nós estarmos aqui nesta estrutura. Nós mobilizamos as turmas planejando os treinamentos durante o ano. Tem muita procura. A demanda é grande, porque quem não quer desfrutar? Ainda mais agora chegando equipamentos novos para estar qualificando essas mãos de obras”.

Com mais de duas décadas de experiência no ramo, o instrutor credenciado do Senar Mato Grosso, Hélio Lima Queiroz ministra treinamentos de Operação de Tratores Agrícolas. São 32 horas entre aulas teóricas e práticas.

O treinamento oferta ensino desde os componentes existentes em um trator até a operação racional, como manobrar, a importância de uma boa manutenção.

“[É ensinado] todo um funcionamento do trator, de uma máquina para quando ele chegar numa propriedade ele ter um conhecimento e colaborar com o produtor”, destaca Hélio ao programa do Canal Rural Mato Grosso.

Conhecimento que muda profissões

Quando iniciou no agro, o instrutor Hélio lembra que os maquinários eram todos mecânicos. Embreagem, alavanca.

“Era muito difícil. Braça, bem manual. Hoje, não. Está fácil. Tudo eletro-hidráulico. Tanto facilitou o ingresso das mulheres neste mercado de trabalho, porque ficou um operacional tranquilo. Só exige conhecimento”.

E a busca por esse conhecimento tem aberto portas, transformando, inclusive, professores em alunos. É o caso da Maria José Marroco que, após 25 anos dedicados à educação, decidiu iniciar uma nova carreira e desta vez no agro.

A decisão, revela ela ao Senar Transforma, foi após levar os alunos para uma aula de campo. Encantada com o que viu, procurou o Centro de Treinamentos de Sorriso e hoje está em seu terceiro treinamento.

“Eu fiquei encantada com todo o trabalho, a tecnologia que há na agricultura, quebrando um tabu que não tem apenas homens trabalhando nela. Tem mulheres, também. Eu sempre falo para os alunos que o agro é o pulmão de qualquer lugar. Se não tiver o agro não adianta, o país não vai… Tudo depende do agro”.

Ela, que já fez os cursos de colheitadeira, empilhadeira e hoje de trator, frisa que a transição de carreira será gradativa, focando primeiro nos cursos.

Quem também está amando a chance de adquirir mais experiência é o ex-motorista de ônibus Everaldo Delfino de Carvalho. Aos 65 anos, ele entrou pela primeira vez em um simulador de pulverização.

Everaldo dedicou ao transporte de pessoas três décadas e há oito anos decidiu mudar de profissão e encontrou no campo o cenário ideal para começar uma nova carreira, com possibilidades de escalar degraus maiores à medida em que adquire mais conhecimento técnico.

“É muito bacana. É a mesma coisa que você estar em um pulverizador ao vivo. Dá toda a expansão, todos os detalhes de como você abrir as barras, como regular elas, a vazão e como manter ele alinhado”.

Simuladores fazem a diferença na qualificação

O simulador usado pelo Everaldo foi cedido ao Centro de Treinamentos de Sorriso por uma multinacional do setor de defensivos, por meio de uma parceria com o Senar Mato Grosso, e faz a diferença na qualificação dos profissionais, segundo o instrutor credenciado da Instituição de Ensino, Rafael de Graaf Corrêa.

Através do simulador, explica Rafael em entrevista ao programa do Canal Rural Mato Grosso, os alunos conseguem avaliar a velocidade da operação da máquina, velocidade do vento, assim como as decisões que devem tomar e observar as condições de temperatura e umidade relativa do ar.

O curso de Pulverizador Autopropelido possui 32 horas e, além do pulverizador virtual, os alunos possuem acesso a laboratórios com ferramentas e equipamentos que garantem uma compreensão mais precisa sobre o funcionamento da máquina.

Centro de Treinamentos reúne histórias

Entre barracões, salas e aulas ao ar livre, os treinamentos movimentam o Centro de Treinamentos de Sorriso. Vários cursos são realizados ao mesmo tempo durante o ano, reunindo dezenas de histórias de pessoas que enxergam na capacitação o melhor caminho para progredir ou ingressar no agronegócio, transformando para melhor a própria vida.

É o caso do Edvaldo Paulino. Natural de Maceió (AL), ele há quatro anos se mudou para Mato Grosso e agora busca mudar de carreira e viu no setor uma oportunidade de trabalho.

“Hoje eu trabalho em choperia. É uma oportunidade [o curso]. Temos que abraçar com as duas mãos, porque saímos daqui com o intuito de sair com o certificado e correr atrás de uma oportunidade”.

O curso que Edvaldo faz é de Operação e Manutenção Básica em Pá Carregadeira, também com 32 horas focadas no equipamento considerado o mais versátil e presente em uma propriedade rural, ampliando assim o leque de oportunidades de emprego no campo.

De acordo com o instrutor credenciado do Senar Mato Grosso, Valnei Cassiano Cunha, profissionais capacitados em Operação e Manutenção Básica em Pá Carregadeira são muito demandados no estado, pois podem atuar desde uma algodoeira até mesmo em armazéns e simples serviços nas fazendas, como é o caso da terraplanagem.

E assim como há pessoal buscando qualificação para tentar ingressar numa vaga de trabalho no campo, há também profissionais que já atuam no setor e procuram se aprimorar a cada dia.

Isaac dos Santos da Silva é um exemplo. Há sete anos trabalhando em uma fazenda, ele está sempre em busca de mais conhecimento e desta vez a escolha foi no curso de Operação e Regulagem e Manutenção de Colheitadeiras de Grãos, de 32 horas, onde o aluno aprende todo o funcionamento da máquina.

Instrutor credenciado do Senar Mato Grosso, Lincoln dos Santos Neco salienta que o Centro de Treinamentos é o cenário ideal para quem deseja de profissionalizar, visto contar com tecnologia embarcada em maquinários, simuladores, uma vasta oficina, onde é possível explicar aos alunos de maneira bem detalhada.

+Confira programas Senar Transforma em nossa playlist no YouTube

+Confira outras matérias do Senar Transforma

+Confira as pílulas do Senar Transforma


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.