Novo supercarro elétrico chinês é o primeiro com direção guiada por IA

Novo supercarro elétrico chinês é o primeiro com direção guiada por IA
Publicado em 18/11/2024 às 20:42

Um supercarro inteligente, de alto desempenho e longo alcance. Esta é a promessa do novo carro elétrico da empresa chinesa JiYue, parceira da gigante Geely. O ROBO X vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e promete 644 km de autonomia por carga.

Segundo o fabricante, o supercarro elétrico é o primeiro que combina direção autônoma com inteligência artificial.

Supercarro elétrico possui sistema de propulsão poderoso

  • O ROBO X conta com um sistema de propulsão com motor quádruplo e refrigeração líquida;
  • O carro elétrico vai de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 segundos, afirma a JiYue, que chamou o modelo de “fera de desempenho”;
  • Para efeito de comparação, o Lucid Air Sapphire, que faz de 0 a 100 km/h em 1,89 segundos, é o mais próximo e oferece 687 km de autonomia por US$ 249 mill;
  • Os números de aceleração, se confirmados, o posicionam como um dos carros de produção mais rápidos do mundo.
O ROBO X vai de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 segundos. (Imagem: Divulgação)

Além de veloz, o supercarro chinês vem carregado com IA integrada. A JiYue diz que usa inteligência artificial para otimizar a direção, o manuseio, a eficiência e a segurança do veículo. O sistema de direção inteligente, por exemplo, usa a tecnologia Apollo da Baidu, tornando-o o primeiro supercarro elétrico de rua a usar a tecnologia de direção autônoma em pistas de corrida.

O modelo de voz de IA da JiYue e o assistente virtual Simo, por sua vez, auxiliam os motoristas a obter informações do veículo em tempo real, como torque do motor e gerenciamento térmico, por comandos de voz.

Modelo promete uma experiência de direção personalizada e conectada, afirma o fabricante. (Imagem: Divulgação)

Leia mais:

O design também foi o foco do projeto da JiYue, bem como a aerodinâmica. O spoiler traseiro dividido é um exemplo visual. A estrutura de fibra de carbono e liga de alumínio resultam em uma carroceria leve e robusta.

O peso também foi um foco na construção – como acontece com todos os veículos elétricos, que precisam lutar contra o peso das baterias. (Imagem: Divulgação)

O Robo X foi revelado na semana passada no salão do automóvel de Guangzhou na China. As pré-encomendas foram abertas, mas a produção em massa não deve começar antes de 2027.