1ª peça era lançada há 26 anos
Em 20 de novembro de 1998, há exatos 26 anos, foi lançada em órbita a primeira peça da Estação Espacial Internacional (ISS): o módulo Zarya, com peso de 20 toneladas e cerca de 12 metros de comprimento.
A ISS foi levada ao espaço por partes e gradualmente construída em órbita por astronautas e instrumentos robóticos. A maioria das missões usou ônibus espaciais da NASA para levar as peças mais pesadas, embora alguns módulos individuais tenham sido lançados em foguetes de uso único.
Duas semanas depois do módulo Zarya, transportado por um foguete Proton, da antiga União Soviética, o ônibus espacial Endeavour lançou o módulo Unity/Node 1, da NASA, durante a missão tripulada STS-88, que conduziu seis astronautas para o início da construção da ISS, conectando os dois componentes em órbita.
Módulo russo foi bancado pelos EUA
Embora tenha sido construído pelos soviéticos (por uma questão econômica, já que eles cobraram metade do preço da norte-americana Lockheed Martin), o segmento Zarya foi financiado pelos EUA.
Hoje em dia, ele é usado principalmente para armazenamento e para tanques de combustível externos. O compartimento possui portas de ancoragem para naves russas Progress (de carga) e Soyuz (cápsulas tripuladas).
Leia mais:
Estação Espacial Internacional já recebeu equipe de cinema
Não pertencente a uma única nação, a ISS é um “programa de cooperação” entre Europa, EUA, Rússia, Canadá e Japão, totalizando 15 países.
Com 109 metros de ponta a ponta e uma massa de 419.725 kg (sem veículos visitantes acoplados), a estação orbita a Terra a cerca de 402 km de altitude, levando 90 minutos para dar a volta completa no planeta, a mais ou menos 28 mil km/h.
Devido ao tamanho de seus painéis solares, a estrutura pode ser vista a olho nu ao entardecer ou ao amanhecer. Neste link, você consegue acompanhar o caminho da estação espacial.
Além dos astronautas da NASA (EUA), da Roscosmos (Rússia), da ESA (Europa), da CSA (Canadá), da JAXA (Japão) e de outras agências federais, a ISS já recebeu também missões comerciais privadas, da empresa norte-americana Axiom Space, e até uma equipe de cinema.
Clique aqui para saber tudo sobre a Estação Espacial Internacional, a maior estrutura que a humanidade já colocou no espaço.