Programa traz boas práticas de aprendizagem criativa na rede pública

Programa traz boas práticas de aprendizagem criativa na rede pública
Publicado em 30/09/2024 às 10:35

O programa Escolas Criativas, iniciativa que apoia 16 secretarias de educação na transformação de escolas públicas em ambientes mais lúdicos e instigantes, acaba de lançar dois materiais destinados a gestores e educadores em busca de boas práticas relacionadas à aprendizagem criativa no Brasil. Essa abordagem educacional tem como princípio promover experiências educacionais exploratórias, investigativas e lúdicas, incentivando o desenvolvimento do pensamento criativo, da curiosidade e do espírito inventivo nos estudantes.

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Ao longo dos últimos três anos, o programa mobilizou 34,4 mil professores, que alcançam 570 mil estudantes. Como impacto educacional, um estudo realizado em Curitiba (PR) em 2023 mostrou que os alunos ganham mais autonomia, foco e motivação, além de participar mais ativamente e desenvolver confiança para falar em público.

Os professores, por sua vez, criam laços mais fortes com suas turmas, veem oportunidades de reconhecimento e de crescimento profissional, com incentivo à colaboração interdisciplinar. No geral, a aprendizagem melhora, especialmente para aqueles com dificuldades, e a participação e frequência dos alunos aumentam.

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Um dos recursos disponíveis é a nova temporada de casos de boas práticas nas redes participantes. A seção no novo site do programa, foi desenvolvida para gestores públicos, com o objetivo de destacar evidências que mostram como a adoção da aprendizagem criativa no currículo impacta positivamente o trabalho docente e o cotidiano escolar.

Cada rede tem sua própria estratégia de implementação, adaptada às necessidades e realidades de suas comunidades. No material são apresentadas as redes do Rio Grande do Sul, Caruaru (PE), Ribeirão das Neves (MG) e Branquinha (AL). Em comum, elas se destacam por consolidar a aprendizagem criativa como uma abordagem importante no trabalho dos professores e no dia a dia das escolas.

O Rio Grande do Sul foi a primeira rede estadual a aderir ao programa e hoje tem mais de 70 escolas envolvidas. Entre os efeitos visíveis, está a sensação de pertencimento dentro das comunidades escolares. Escolas que antes eram afetadas pela violência agora são referências, acolhendo toda a comunidade escolar interessada em compartilhar as aprendizagens do programa.

Caruaru (PE) implementa a aprendizagem criativa em suas escolas ao sensibilizar professores, planejar em conjunto e demonstrar que a tecnologia não é necessária para aulas mais lúdicas e divertidas. 

Em Ribeirão das Neves (MG), a aprendizagem criativa se tornou oficialmente parte dos objetivos educacionais da cidade. No início de 2023, a câmara dos vereadores aprovou um projeto de lei que a estabeleceu como uma das estratégias para alcançar a educação integral dos estudantes.

Em Branquinha (AL), a aprendizagem criativa é aplicada em toda a rede escolar, promovendo diversidade, equidade e inclusão. A abordagem tem aumentado o engajamento dos estudantes ao valorizar e reconhecer suas habilidades manuais e artísticas.

O segundo material é o conjunto de cartões para apoiar a prática do Design Libertador (clique para acessar), que combina princípios do design thinking (forma de pensar e trabalhar que foca nas necessidades das pessoas, promove a colaboração e experimentação, e busca soluções inovadoras através de um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria), criatividade e práticas de justiça social. Tal abordagem busca ajudar a desenhar as iniciativas, educacionais ou não, de forma mais acolhedora e emancipatória. A publicação está dividida em duas partes: modelos mentais, que oferecem valores e posicionamentos para orientar o design; e ações, que guiam os processos de design. Além disso, inclui cartões de caminhos que mostram diferentes maneiras de aplicar o Design Libertador.

Aprendizagem Criativa no Porvir

No Porvir, você pode baixar o Guia de Recursos do Scratch para Educadores. Scratch é uma linguagem de programação visual criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, localizado nos Estados Unidos) para crianças e iniciantes. Usando blocos coloridos que se encaixam como peças de quebra-cabeça, permite criar histórias, jogos e animações de maneira intuitiva.

Para facilitar a integração curricular, também está disponível para download o e-book Aprendizagem Criativa em Sala de Aula, com propostas de atividades para todas as etapas. Outra opção é o conjunto de seis roteiros do Programa Ação Criativa, que também apresenta atividades mão na massa em diferentes linguagens. 

Em parceria com gestores, líderes escolares e professores, mapeiam e promovem atividades inovadoras em sala de aula, visando um aprendizado divertido e valorizador para crianças e jovens de diversas origens. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes.