Unesco lança novos materiais sobre educação ambiental

Unesco lança novos materiais sobre educação ambiental
Publicado em 30/09/2024 às 22:43

Não é hora de ignorar as mudanças climáticas. Na sala de aula, a temática deve aparecer de maneira cada vez mais estruturada e consciente, com projetos e propostas claras e objetivas sobre o assunto, que já faz parte do cotidiano dos estudantes, de professores e demais atores da comunidade escolar. 

Uma análise de 100 estruturas curriculares feita pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2021, mostrou que 47% delas não mencionam a questão climática e 70% dos jovens que integraram a pesquisa revelaram preocupação com a maneira como o tema é ensinado. 

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O assunto, cada vez mais urgente, tornou-se uma prioridade para a instituição, que lidera o Greening Education Partnership (Parceria para uma Educação mais Ecológica, em tradução livre), estimulando países membros a se dedicarem ao tema da crise climática investindo na educação. 

“Tornar escolas e currículos mais verdes é uma das melhores alavancas para lidar com a disrupção climática a longo prazo. É hora de popularizar a educação ambiental em todas as disciplinas escolares, em todos os níveis de educação, com uma abordagem orientada para a ação que ajude os jovens a entender seu poder de fazer a diferença”, destacou a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, em comunicado.

O último relatório da organização mostrou que a educação para o desenvolvimento sustentável também deve se concentrar em experiências de primeira mão que são mais propensas a levar à mudança. 

Materiais de suporte escolar

A organização lançou recentemente dois materiais de apoio para promover a criação de currículos e escolas mais verdes. 

O primeiro deles é o Greening curriculum guidance: teaching and learning for climate action (Orientação curricular mais ecológica: ensino e aprendizagem para a ação climática, em tradução livre). 

Disponível em inglês no site da instituição, o guia traz um panorama sobre a educação climática e como os países devem integrar o assunto em todos os currículos, independentemente da idade dos estudantes (Quer eles tenham 5 ou mais de 18 anos). 

Com foco em uma aprendizagem ativa, o material traz atividades práticas, estratégias, conceitos gerais importantes e como fazer uma boa implementação de um currículo verde. 

O outro documento, intitulado Green school quality standard: greening every learning environment (Referencial  de Qualidade Escolar Verde: Tornando Todos os Ambientes de Aprendizagem mais Ecológicos, em tradução livre), foi construído com o apoio de outras agências da ONU (Organização das Nações Unidas) e aponta quais são os requisitos mínimos para a criação de uma “escola sustentável”.

“As Escolas Verdes podem estar no coração da transformação social ao incutir uma cultura de sustentabilidade. Ao integrar mudanças climáticas e EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável) no currículo, as Escolas Verdes capacitam os alunos a se tornarem cidadãos ativos, comprometidos com a promoção de estilos de vida sustentáveis e ações climáticas”, aponta o documento.

O guia também apresenta quatro dimensões que devem nortear o padrão de qualidade de uma escola desse tipo.  São elas: governança, estrutura, ensino e aprendizagem e engajamento comunitário.

Para fazer o download gratuitamente do conteúdo, em inglês, clique aqui e aqui

Um ambiente de aprendizagem preparado deve…

GOVERNANÇA ESCOLAR

…confiar ao Comitê de sustentabilidade o desenvolvimento de uma visão e política da escola e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:

  • Cultivar práticas sustentáveis;
  • Garantir práticas de governança sustentável no dia a dia;
  • Resiliência e práticas de preparação para o clima;
  • Estabelecer uma comunidade verde.

ENSINO E APRENDIZAGEM

…desenvolver planos de aula sobre EDS e educação sobre mudanças climáticas e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:

  • Integrar EDS com ênfase na mudança climática no ensino e na aprendizagem;
  • Promover laços significativos entre alunos e escola;
  • Projetos práticos de aprendizagem;
  • Liderança e capacitação.

ESTRUTURA

…criar uma equipe de monitoramento e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:

  • Ações de mitigação das mudanças climáticas;
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento e conscientização;
  • Garantir a resiliência climática e a gestão de desastres;
  • Práticas de compras éticas e gestão de instalações.

ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO

…organizar campanhas de conscientização para a escola e a comunidade circundante e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:

  • Mobilizar os alunos em ações de mudança climática;
  • Contribuição dos alunos para a ciência comunitária;
  • Suporte da comunidade local para respostas à mudança climática;
  • Conscientização comunitária geral sobre as mudanças climáticas.