Famato completa 59 anos

Famato completa 59 anos
Publicado em 16/12/2024 às 10:50

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) comemora 59 anos nesta segunda-feira (16). Fundada em 1965, a entidade desempenha papel estratégico para o desenvolvimento do agronegócio e o fortalecimento dos produtores rurais do estado.

A Famato representa hoje 94 sindicatos rurais e entre os seus pilares, além da defesa dos interesses dos produtores, está a busca por melhores condições de trabalho, o incentivo à qualificação profissional e a promoção de tecnologias para o campo.

“A Famato é muito mais do que uma entidade sindical. Ela é a voz do produtor rural e a força que une o campo para construir um Mato Grosso cada vez mais competitivo e sustentável. Esses 59 anos simbolizam uma jornada de trabalho árduo e de conquistas que impactaram não só o estado, mas todo o país”, destaca Vilmondes Tomain, atual presidente da Federação.

Nas últimas décadas, a entidade expandiu a sua atuação e incluiu ações estratégicas nas áreas econômica, tecnológica e política.

Na década de 1980 surgiu o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que hoje é reconhecido mundialmente diante do seu trabalho com dados e projeções que embasam decisões de produtores, investidores e órgãos públicos, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor.

Há 31 anos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) foi incorporado à Famato, levando capacitações gratuitas para o campo, contribuindo para a qualificação de profissionais, impactando diretamente a produtividade no campo e a qualidade de vida das famílias rurais.

No quesito inovação e tecnologia, em 2016 a entidade deu um salto em meio às suas estratégias com a criação do AgriHub, projeto que fomenta o uso de ferramentas modernas para resolver desafios do setor, promovendo sustentabilidade e eficiência.

“Os produtores rurais de Mato Grosso mostraram que a união faz a força. Quando nos organizamos em torno da Famato e dos sindicatos, conquistamos avanços que ecoam para toda a sociedade. É essa união que continuará guiando nosso estado rumo ao futuro”, salienta Vilmondes Tomain.

Ainda conforme ele, “a história da Famato é a história da agropecuária mato-grossense. Somos protagonistas de uma evolução que transformou o Brasil de importador em exportador de alimentos. E seguiremos construindo pontes para o futuro, com inovação, credibilidade e, acima de tudo, união”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.