Astronauta da NASA flagra furacão Milton diretamente do espaço
O furacão Milton, descrito como um dos piores deste século, foi registrado pelo astronauta Matthew Dominick, da NASA, diretamente do Espaço nesta terça-feira (8). Dominick gravou o vídeo da janela da nave Dragon Endeavour, acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O fenômeno está previsto para atingir o solo da Flórida na quarta-feira (9) e autoridades já iniciaram medidas de evacuação.
Furacão Milton foi flagrado do espaço
Matthew Dominick foi enviado a ISS em março deste ano como comandante da missão SpaceX Crew-8 (que, inclusive, teve seu retorno adiado mais uma vez devido ao fenômeno climático). O astronauta publicou o registro no X (antigo Twitter). Veja o vídeo completo:
Imagens de satélite fornecidas pela NOAA também já haviam mostrado a intensificação do furacão diretamente do espaço. Veja aqui.
Furacão Milton caiu de categoria, mas deve ser um dos piores do século
O furacão Milton se formou no Golfo do México e ainda não tocou o solo, apenas passou perto da península de Yucatán, no norte do México. Ele está em trânsito pela América do Norte, com previsão de alcançar a Flórida na quarta-feira (9).
Na segunda-feira (7), o fenômeno ganhou força em poucas horas e foi elevado da categoria 2 para categoria 5, a mais forte. Para se ter uma ideia, o Helene, o mais mortal a atingir os Estados Unidos desde o Katrina, em 2005, foi categoria 4.
Nesta terça-feira (8), o furacão Milton caiu para categoria 4, mas ainda com potencial para causar destruição. De acordo com o presidente dos EUA, Joe Biden, é esperado que o fenômeno seja “um dos piores dos últimos 100 anos” para a Flórida. Ele declarou estado de emergência.
Leia mais:
O que você precisa saber sobre o furacão Milton
- O furacão Milton deve atingir a área metropolitana de Tampa e a mesma região devastada recentemente pelo furação Helene;
- De acordo com a NASA, nesta terça-feira (8) os ventos atingiram cerca de 233 km/h, se fortalecendo conforme seguiam na direção da costa oeste da Flórida;
- O governo do Estado fechou portos e preparou a maior evacuação dos últimos anos. Os aeroportos também vão suspender voos;
- A prefeita de Tampa, Jane Castor, disse, em coletiva de imprensa, que “Milton é uma ameaça real” e pediu que moradores evacuem a cidade;
- Também nos preparativos para a chegada do furacão, o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que é crucial limpar os destroços do Helene para que eles não se tornem projéteis quando o Milton chegar. Biden, que estava com viagem marcada para Ásia, cancelou o compromisso para acompanhar a passagem do fenômeno;
- Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), espera-se que o furacão Milton perca força ao avançar pelo Estado e se torne tempestade de categoria 3 na altura da Baía de Tampa.