“astronautas da ISS estão bem”
Um porta-voz da NASA disse nesta semana que não é verdade que a saúde dos astronautas da Estação Espacial Internacional Suni Williams e Butch Wilmore estaria se deteriorando, ao contrário do que informou o The New York Post e o The Daily Mail.
“Vou dizer que os astronautas estão com uma saúde absolutamente excelente e em boas condições agora”, disse o Dr. JD Polk, diretor de saúde e médico da sede da NASA em Washington, ao Space.com. “Espero que o Diretor Médico da NASA seja uma fonte informada e confiável — vou colocar dessa forma.”
As especulações começaram depois da análise de uma foto em que as bochechas de Williams parecem “afundadas”, o que evidenciaria o estresse natural de viver em uma altitude muito alta por longos períodos. A avaliação foi feita pelo Dr. Vinay Gupta, um pneumologista não afiliado à NASA, ao Daily Mail.
Leia Mais:
Astronautas magros demais?
Os jornais também repercutiram falas sobre o peso dos astronautas. Segundo o Dr Polk, os dois têm feito atividade aeróbica uma hora por dia e exercícios resistidos uma hora por dia. “Sem dúvida, entre isso e a mudança de fluidos, há mudanças morfológicas que ocorrem que podem talvez mudar sua aparência — mas seu peso não mudou, e sua aptidão está realmente melhorando.”
Em uma transmissão em vídeo, Suni Williams ressaltou que os exercícios são personalizados para astronautas que vivem em condições de microgravidade por longos períodos. “Minhas coxas estão um pouco maiores, minha bunda está um pouco maior”, ela disse, embora também enfatizando: “Eu peso o mesmo.”
A NASA garantiu que tem diferentes meios de monitorar a saúde dos astronautas a bordo da ISS. “Os cirurgiões de voo também fazem o que é chamado de conferência médica privada toda semana, uma vez por semana. E então, se você puder imaginar, eles também têm contato com seus médicos uma vez por semana”, disse Polk.
Suni Williams e Butch Wilmore deveriam ter retornado à Terra em junho depois de passar oito dias na estação, mas uma falha na aeronave Starliner, da Boeing, impediu a missão. Os dois serão resgatados por um foguete da SpaceX em fevereiro de 2025.