Brasil busca retomar posto entre os maiores produtores de camarão

Brasil busca retomar posto entre os maiores produtores de camarão
Publicado em 05/12/2024 às 19:05

O Brasil já foi um grande produtor de camarão e hoje busca retomar o seu posto entre os maiores produtores do mundo. Um dos fatores contribuintes é o cultivo do animal, que vem, inclusive, tornando o produtor mais acessível para a população brasileira.

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, entrevistado desta semana do programa Direto ao Ponto, comenta que há cerca de dez anos o Brasil era o maior exportador de camarão para a Europa.

“Tivemos alguns problemas internos e também questões de dumping, uma briga internacional com o mercado americano. A produção caiu pela metade e agora está retomando”.

Tal fato, salienta Francisco, vem, inclusive, tornando o camarão mais acessível para a população brasileira, permitindo um aumento no seu consumo.

“Mas, é por causa do cultivo. Para se ter uma ideia, hoje um camarão comercial o produtor está vendendo na faixa de R$ 15 a R$ 18 o quilo. Ou seja, extremamente razoável. Aqui em Mato Grosso chega ainda um pouco mais caro, mas é um produto que ainda está em processo de popularização”.

Consumo de peixe cresce no Brasil

O consumo de peixe no Brasil também vem apresentando crescimento nos últimos anos, de acordo com a série histórica da PeixeBR. De acordo com o diretor-presidente da Associação, nos últimos dez anos o consumo de tilápia, por exemplo, registrou um aumento de 10,3% ao ano.

“Nós não tivemos na história do Brasil nenhuma série histórica de uma proteína que tenha crescido 10% e vai continuar crescendo dois dígitos nos próximos dez anos. Isso é fato”.

No caso dos peixes nativos, a média foi de 5,3%.

“Então, nós vamos continuar [nessa crescente] por vários motivos. Principalmente, hoje por aquela população que quer um alimento nutricionalmente com alguns apelos interessantes. E o peixe, dentre as proteínas animal, junto com o ovo, é o que traz maior apelo com relação a nutrição, a qualidade de vida e a saúde”.

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.