Briga entre torcida organizada do Cruzeiro e Palmeiras mata uma pessoa em SP durante emboscada | FTN Brasil

Briga entre torcida organizada do Cruzeiro e Palmeiras mata uma pessoa em SP durante emboscada | FTN Brasil
Publicado em 28/10/2024 às 10:28

ELISA RIBEIRO

DA REDAÇÃO

A morte de um torcedor cruzeirense em uma emboscada executada por supostos membros da torcida organizada Mancha Verde, do Palmeiras, chamou atenção de autoridades e da população, neste domingo (27). Ao menos outras 17 pessoas ficaram feridas. Veja o que se sabe sobre o caso até o momento.

O ônibus que transportava os cruzeirenses, que voltavam de Curitiba após a partida contra o Athletico Paranaense, foi interceptado por um grupo de agressores que havia espalhado miguelitos, uma espécie de prego, na pista para furar os pneus do veículo. Os criminosos arremessaram rojões e bombas caseiras contra o ônibus, que foi incendiado. Os criminosos atacaram os torcedores com barras de ferro e madeira. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a brutalidade do ataque, com torcedores sendo espancados e humilhados.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

José Victor Miranda, de 30 anos, membro da torcida organizada Máfia Azul, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele teve ferimentos causados pelo incêndio do coletivo, que ficou destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 15 pessoas, incluindo José Victor, foram levadas para o Hospital Anjo Gabriel, em Mairiporã, e outras três para o Pronto Socorro de Franco da Rocha. Entre os feridos, há sete casos de traumatismo craniano e um homem atingido por disparo de arma de fogo no abdômen.

Contexto do crime

A Polícia Civil investiga a motivação do crime, mas a principal hipótese é que o ataque seja uma retaliação a um confronto entre as torcidas ocorrido em setembro de 2022, em Carmópolis de Minas, a 125 km de Belo Horizonte. Na ocasião, o presidente da Mancha Verde, Jorge Luís, foi espancado.

Diante da tragédia, o Ministério do Esporte manifesta seu mais profundo repúdio aos atos de violência registrados entre as torcidas organizadas do Palmeiras e do Cruzeiro neste domingo (27), em Mairiporã, na Grande São Paulo.

Lamentamos profundamente que o futebol, que deve ser uma expressão de paixão, união e celebração esportiva, seja manchado por episódios de violência e desrespeito.

Diante desse momento de dor e tristeza, manifestamos nosso pesar e desejamos conforto aos familiares e amigos do torcedor José Victor Miranda, de 30 anos, e das outras 17 vítimas feridas nesse episódio criminoso.

Condenamos veementemente esses atos e expressamos total apoio às autoridades competentes na investigação e responsabilização dos envolvidos. É essencial que todos – torcedores, clubes, federações e organizadores – atuem de forma conjunta para combater a violência e promover a cultura paz nos estádios e fora deles.

Em nome do espírito esportivo e da integridade das competições, o Ministério do Esporte reitera seu compromisso de fortalecer iniciativas de prevenção à violência e de promoção da convivência pacífica. A violência, seja física ou verbal, não tem lugar no ambiente esportivo e não será tolerada.