BYD está construindo maior fábrica fora da China
Tudo sobre China
Líder no Brasil e no mundo nas vendas de veículos 100% elétricos e híbridos, a BYD vai contratar dez mil trabalhadores entre janeiro e agosto de 2025 para a fábrica em Camaçari (BA). No total, 20 mil empregos diretos e indiretos serão gerados na nova unidade.
O cronograma prevê a abertura de duas mil vagas em janeiro, três mil em maio e cinco mil em agosto. Os novos colaboradores serão integrados a diversas áreas da nova fábrica. Essa será a maior planta da montadora fora da China.
“A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina. Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”, afirma Stella Li, CEO Américas e Europa e vice-presidente executiva global da BYD.
Novos investimentos da BYD
- A fábrica terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda;
- A produção está prevista para começar após o carnaval de 2025, sem data definida;
- As obras começaram oficialmente há menos de nove meses e, segundo a montadora, estão em ritmo acelerado;
- A primeira fase do projeto inclui o galpão para a montagem dos carros no sistema Semi Knocked Down (SKD), a área de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos;
- Já a segunda etapa engloba a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e dois pátios. “Com esses avanços, a BYD reforça seu compromisso com a produção local e a expansão do mercado de veículos sustentáveis no Brasil”, diz o comunicado.
“Este projeto simboliza a atração de investimentos, geração de emprego e renda, avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável que trabalhamos diariamente para promover em nosso Estado. Estamos fazendo acontecer essa revolução no presente, com o olhar voltado para o futuro”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Leia mais:
Recorde de vendas
Em novembro, a BYD registrou recorde de vendas, somando 12,3 mil veículos, impulsionada por ofertas da Black Friday. Nos 11 meses deste ano, o total ultrapassa a marca de 66 mil veículos, um crescimento de 272% em relação ao ano passado.
Atualmente, a empresa é responsável por sete de cada dez carros elétricos vendidos no Brasil. Os resultados positivos colocaram a BYD na inédita sexta posição nas vendas a varejo entre todas as montadoras.
No mundo, a montadora vende 504 mil veículos de passeio apenas no mês de novembro, um crescimento de 67,2% em relação ao mesmo número do ano passado. O total de vendas em 2024 já chega a mais de 3,7 milhões de unidades.
“Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no País nos próximos cinco anos. Hoje, a BYD já conta com mais de 150 concessionárias em todos os estados”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.