Câmeras do Vigia Mais MT ajudaram a reduzir a criminalidade no município, afirma prefeito de Juína | FTN Brasil
PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O programa Vigia Mais MT, implementado pelo Governo de Mato Grosso, tem mostrado resultados positivos no município de Juína (MT). Com a instalação de 199 câmeras de videomonitoramento no final de 2023, a cidade experimentou uma significativa redução nos índices de criminalidade, com uma diminuição de até 44% em 2024, em comparação com o ano anterior. A iniciativa busca integrar tecnologia ao trabalho das forças policiais, proporcionando mais segurança e eficiência no combate ao crime.
“A chegada das câmeras melhorou tudo. Esse projeto é uma benção na vida da população de Juína. As câmeras contribuem com o trabalho dos policiais e intimidam a ação dos criminosos. Também ajudam a solucionar crimes com a identificação e prisão de bandidos”, afirmou o vice-prefeito Geremias da Silva Lima, em exercício na função de prefeito.
Em Juína, as câmeras do Vigia Mais MT estão instaladas em pontos estratégicos de ruas, avenidas, praças e escolas reforçando as ações de segurança pública.
Diminuição da criminalidade
Parceria com Estado
Conforme o prefeito, até o trânsito da cidade melhorou com a chegada da vigilância eletrônica. “Mudou o comportamento dos motoristas e motociclistas, que passaram a circular nas ruas com menos velocidade”, afirmou Geremias.
Em Juína, a parceria da Prefeitura Municipal com o Conselho Comunitário de Segurança Pública reduziu os custos de instalação e manutenção dos equipamentos, tornando os serviços mais ágil e eficiente, segundo o gestor municipal. De acordo com o prefeito, além da instalação de 100% das câmeras, o modelo de gestão adotado agiliza os serviços impedindo a interrupção do videomonitoramento por questões simples, como falha no sinal de internet.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O secretário ajunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que o objetivo do Vigia Mais MT é levar mais segurança à população mato-grossense nos 142 municípios.
O coronel observou que estudos feitos antes da implantação do programa comprovaram a eficiência do emprego da tecnologia para redução dos índices criminais. “Foi buscando essa eficiência, alindo tecnologia às ações das forças policiais, que o governador Mauro Mendes decidiu pelo investimento em tecnologia”, destacou.
O coronel ainda observou que, sobre a instalação e manutenção das câmeras – responsabilidade que passa a ser dos municípios a partir da entrega dos equipamentos -, o sistema adotado por Juína se mostrou eficiente e passou a ser referência para as prefeituras e outras instituições que estão instalando ou aderido ao Vigia Mais.