Centenas de caranguejos-aranha se reúnem no fundo do mar
Uma equipe internacional de biólogos, incluindo membros do Schmidt Ocean Institute, avistou centenas de caranguejos-aranha nas profundezas do mar. As imagens mostram as criaturas reunidas e formando uma espécie de tapete vermelho.
A descoberta foi feita durante uma expedição realizada nas proximidades da costa do Chile. De acordo com os pesquisadores, não se sabe exatamente o porquê do comportamento dos animais, que é considerado estranho.
Região pode ter atraído criaturas de alguma forma
Uma das teorias é que o ambiente possa ter alguma relação com a cena identificada. Aquela região do Pacífico é repleta de mistérios, incluindo cânions submarinos e hotspots de biodiversidade.
Entre as características únicas da região, está o fato daquela ser uma área de subducção de placas tectônicas. Este processo é caracterizado quando uma penetra lentamente por debaixo da outra. Ali, especificamente, a placa de Nazca mergulha sob a placa Sul-Americana, o que gera terremotos.
Outro ponto curioso da região são as infiltrações de metano. Conforme as criaturas marinhas morrem, elas afundam no fundo dos oceanos, onde novos sedimentos se acumulam diariamente. Com o passar do tempo, os organismos entram em decomposição e “bolsões” de gás metano se formam, escapando por rachaduras e fissuras, as famosas infiltrações.
Pequenos organismos unicelulares e micróbios convertem o metano em energia e crescem a partir desse gás, ajudando a criar habitats únicos para as outras criaturas, mas ainda pouco compreendidos. Além disso, eles impedem que a substância chegue a superfície.
Leia mais
Outros animais misteriosos foram encontrados no local
- Além dos caranguejos-aranha, a expedição marítima encontrou outros animais curiosos nas águas do Oceano Pacífico.
- É o caso de raias, estrelas-do-mar, anêmonas e vermes tubulares.
- As imagens foram captadas pelo veículo subaquático operado remotamente (ROV) SuBastian.
- As informações são do Schmidt Ocean.