Chuva de meteoros do cometa Halley tem pico nesta segunda – saiba como observar a Oriônidas
A chuva de meteoros Oriônidas não costuma ser muito lembrada aqui no Brasil, por ter seu radiante no hemisfério norte celeste. No entanto, se engana quem pensa que não dá para observar esse espetáculo daqui. E fica ligado, pois o pico da chuva acontece nesta segunda-feira (21).
Mesmo sendo uma chuva com radiante no hemisfério norte celeste, ela geralmente apresenta taxas muito boas para o Brasil, gerando uma média de 25 meteoros por hora em condições extremamente ideias.
Em média, os fragmentos da Oriônidas dosatingem a Terra a uma velocidade de 67 km/s (241 mil km/h), gerando meteoros muito rápidos e – embora não seja muito comum – até explosivos.
Entenda o que é a chuva de meteoros Oriônidas:
- Todos os anos, no mês de outubro, a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa Halley em suas primeiras passagens pelo Sistema Solar interno;
- Quando esses resíduos atingem a atmosfera do nosso planeta, ocorre chuva de meteoros Oriônidas;
- Este nome é em referência à Constelação de Órion, onde fica o radiante (ponto no céu de onde os meteoros parecem irradiar).
Como observar a chuva de meteoros Oriônidas no Brasil
O pico da chuva de meteoros Oriônidas acontece na madrugada desta segunda-feira (21). De acordo com o In-The-Sky, considerando o observador em Brasília, o melhor momento para observar o evento será por volta das 03h do dia 21.
Leia também:
De Brasília, o radiante da chuva aparecerá a uma altitude máxima de 58° acima do seu horizonte, em condições ideais será possível ver até 12 meteoros por hora no pico da chuva no local.
Próximas chuvas de meteoro em 2024
- Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro no mundo todo (mais no hemisfério norte), com pico de 17 a 18 de novembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10;
- Geminídeas: ativa de 4 a 20 de dezembro no hemisfério norte, mas com boa visibilidade a partir do Brasil, com pico de 14 a 15 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 120
- Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro no hemisfério norte, com pico de 22 a 23 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10.