‘Circule para Pesquisar’ perde atalho bem útil do Google; veja

‘Circule para Pesquisar’ perde atalho bem útil do Google; veja
Publicado em 14/10/2024 às 12:33

O recurso “Circule para Pesquisar”, do Google, tinha um atalho bem útil na caixa de texto que aparecia na parte inferior da tela: o botão do Google Lens. Mas esse botão sumiu na versão mais recente do recurso, conforme apontado pelo site 9to5Google.

Esse sumiço pode causar alguma confusão para usuários acostumados a acessar o Lens por meio do “Circule para Pesquisar” – que sempre ofereceu o caminho mais rápido para ativar o recurso do Google.

Existem alguns caminhos para contornar essa mudança. Um deles é baixar o aplicativo do Lens (disponível apenas para Android) e deixar um atalho na tela inicial. Outro é se acostumar a ativar o Lens dentro do aplicativo (e widget) do Google – única alternativa para quem usa iPhone, aliás.

Sumiço do Lens no ‘Circule para Pesquisar’ pode ser intencional ou bug

Como o Google não explicou o motivo dessa mudança, é difícil saber se é intencional ou apenas um erro que será corrigido no futuro. Uma teoria provável sugerida pelo 9to5Google é que o Google está simplesmente limpando a interface. Foi o que aconteceu com o Gemini recentemente, por exemplo (mais sobre isso no final desta nota).

Montagem com capturas de tela de versões do Circule para Pesquisar com atalho do Lens e sem ele
Versão antiga (esq.) e versão nova (dir.) do ‘Circule para Pesquisar’ – com e sem atalho para o Lens (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Até onde se sabe, não há como trazer de volta o atalho do Lens na ferramenta do Google. Isso porque o site apontou que até a versão beta do aplicativo Google (que alimenta o “Circule para Pesquisar”) não possui o Lens. O jeito é recorrer a alguma gambiarra e se acostumar ao “novo normal” do recurso do Google.

Leia mais:

Google tira penduricalhos do Gemini em computadores e celulares Android

Se você acessou o Gemini recentemente no computador ou num celular Android, provavelmente notou que a tela inicial está mais vazia (no bom sentido). É que o Google deu uma repaginada de leve na sua plataforma de inteligência artificial (IA), tirando alguns penduricalhos.

Logo do Gemini
Gemini fica mais clean em celulares Android e computadores (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Até então, você era recebido por uma tela inicial com o nome do Gemini em uso (Advanced, no caso de pagantes), cards de comandos sugeridos e histórico de “conversas” com a IA.

Agora, a tela da plataforma em celulares Android traz apenas: “Olá, [seu nome]”. Em computadores, a saudação é acompanhada por “Como posso ajudar?”.

Esta matéria do Olhar Digital esmiuça as mudanças na interface do Gemini.