Concluintes do ensino médio na rede federal acessam graduação mais rapidamente, aponta pesquisa realizada pelo MEC | FTN Brasil

Concluintes do ensino médio na rede federal acessam graduação mais rapidamente, aponta pesquisa realizada pelo MEC | FTN Brasil
Publicado em 07/10/2024 às 22:33

ELISA RIBEIRO

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez, o Censo da Educação Superior analisou o percentual de estudantes que ingressaram na educação superior logo após a conclusão da educação básica. De acordo com a edição de 2023 da pesquisa, 27% dos concluintes do ensino médio em 2022 entraram na educação superior em 2023 (cerca de 620 mil). Na rede federal, 58% dos que concluíram o ensino médio em 2022 entraram para o ensino superior no ano seguinte. Os números foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — autarquia vinculada à Pasta — na quinta-feira, 3 de outubro. 

O percentual de concluintes do ensino médio em 2022 que ingressaram na educação superior em 2023 por modalidade de ensino demonstrou que o ensino regular se destacou com 30%, enquanto a educação de jovens e adultos (EJA) apresentou 9%. Quanto aos estudantes que concluíram o ensino médio vinculado à educação profissional (de forma integrada ou concomitante), 44% iniciaram um curso de graduação logo após a formatura, um percentual que supera a média geral.

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O mesmo recorte foi realizado com base na localização das escolas: 27% dos alunos de instituições urbanas ingressaram na educação superior imediatamente após concluir a educação básica, enquanto apenas 16% dos estudantes de escolas rurais seguiram o mesmo caminho. “Essa realidade reforça a necessidade de continuarmos a investir em políticas educacionais que garantam o acesso e a permanência desses estudantes nas instituições de ensino superior”, destacou o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno. 

Municípios – Outra análise inédita apresentou o número de municípios brasileiros que ofertam cursos de educação superior, sendo presenciais ou por meio de polos de educação a distância (EaD). Dos 5.570 municípios, 3.392 (93,4%) possuem locais de oferta de cursos presenciais e/ou polos EaD de instituições com educação superior. 

Os dados revelaram, ainda, que 89,7% das matrículas de EaD estão em 1.085 municípios onde também há oferta de cursos presenciais. Apenas 10,3% das matrículas de EaD estão em 2.281 municípios onde essa é a única maneira de fazer uma graduação.  

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é produzir informações quantitativas detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na definição e coordenação da pesquisa, na produção, no tratamento e na disseminação das estatísticas.