Confira o Olhar Digital News na íntegra (13/01/2025)
Confira os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (13):
Existe um mundo perdido sob o Oceano Pacífico?
Geólogos do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, revelaram detalhes inéditos sobre o interior da Terra. Eles encontraram possíveis restos de placas tectônicas submersas em locais inesperados no fundo do Oceano Pacífico.
A pesquisa abre portas para o conhecimento sobre a dinâmica natural do nosso mundo, mostrando que ainda temos muito a aprender sobre o que existe abaixo do nosso chão.
Processo de desertificação avança no mundo
Um problema ambiental grave avança no planeta: a desertificação, um processo que transforma áreas férteis em verdadeiros desertos. Um levantamento da Organização das Nações Unidas revelou que mais de 75% das terras do mundo se tornaram mais secas nas últimas décadas, algo que afeta milhões de pessoas.
Fatores naturais contribuem para isso, mas a principal causa é humana. No Brasil, a região do Nordeste é uma das mais afetadas.
New Glenn tem lançamento cancelado após falha técnica
O foguete New Glenn, o maior já construído pela Blue Origin (empresa de Jeff Bezos, dono da Amazon), deveria fazer seu voo inaugural no dia 10 de janeiro. No entanto, o lançamento foi adiado duas vezes, para o dia 12 e, depois, 13. O motivo foram as condições climáticas ruins do Oceano Atlântico, onde parte da nave pousaria.
Mas não foi hoje que vimos o New Glenn decolar. Após duas horas da abertura da janela de lançamento, a Blue Origin informou que cancelou o voo por problemas técnicos não revelados. Uma nova data não foi informada.
BYD lidera vendas de carros elétricos no Brasil em 2024
O mercado brasileiro de carros elétricos viveu um ano histórico em 2024, com mais de 60 mil, unidades emplacadas e crescimento de 219% em relação a 2023. A BYD se destacou entre as montadoras elétricas, dominando 71,2% do mercado elétrico, com quase 44 mil unidades vendidas. O grande campeão foi o compacto BYD Dolphin Mini, seguido do Dolphin e do GWM Ora 03.
BepiColombo: espaçonave fica a apenas 295 km de Mercúrio e faz registros incríveis
A BepiColombo, espaçonave da Agência Espacial Europeia (ESA), sobrevoou Mercúrio na quarta-feira (8), ficando a apenas 295 quilômetros de distância do planeta. Foi o sexto sobrevoo da missão, rendendo registros impressionantes desse mundo de extremos.
As fotos revelaram áreas de escuridão profunda e bordas de crateras iluminadas. É justamente nas sombras que reside um mistério: cientistas acreditam que pode haver gelo ali. Essa foi a última manobra de assistência gravitacional antes de colocar a nave na órbita de Mercúrio em 2026.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!