Conheça o enorme hidroavião dos EUA feito de madeira
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A Segunda Guerra Mundial foi um período marcado por diversos avanços militares. Mas nem todos vieram para ficar ou até mesmo se mostraram eficazes, sendo abandonados logo depois. Este é o caso, por exemplo, do hidroavião H-4 Hercules.
Feito inteiramente de madeira, a aeronave foi criada para dar vantagem aos norte-americanos, mas nunca foi usada nos campos de batalhas. Apenas um voo teste foi realizado e o projeto acabou sendo arquivado logo depois.
Hidroavião podia transportar até 68 toneladas
- Em 1942, os Estados Unidos haviam entrado no conflito mundial e logo se depararam com um grande desafio: como transportar grandes quantidades de homens, munições e suprimentos pelo Oceano Atlântico para ajudar os aliados na Europa?
- Naquele período, a Alemanha nazista usava submarinos para afundar o máximo de navios possível.
- Em função disso, o magnata Henry J. Kaiser propôs ao governo dos EUA a construção de uma nova classe de hidroaviões maior do que qualquer outro produzido até então.
- Ele então se juntou com Howard Hughes, que já era famoso por suas façanhas na aviação, produção de filmes e uma vida privada excêntrica.
- Esta aeronave tinha 66,65 metros de comprimento, 97,51 metros de envergadura e oito motores.
- Ela poderia transportar até 68 toneladas, o que corresponderia a 750 soldados totalmente equipados ou dois tanques M4 Sherman.
- Mas os problemas logo surgiram.
- Havia escassez de materiais estratégicos e o HK-4 Hercules (mais tarde rebatizado para H-4 Hercules) não era considerado um projeto de alta prioridade.
- Por conta disso, não foi autorizado o uso de metal no desenvolvimento da aeronave.
- A solução foi usar madeira, o que deixou o avião conhecido como Spruce Goose (Ganso de Abeto, em português).
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Aeronave realizou apenas um voo teste
Em 2 de novembro de 1947, o hidroavião estava pronto para o primeiro teste. Ele flutuou nas águas de Long Beach, na Califórnia. A ideia era realizar apenas algumas manobras de taxiamento, mas Howard Hughes de repente começou a acelerar e o H-4 Hercules levantou voo.
Segundo relatos, o avião atingiu uma velocidade de 217 km/h) e voou por cerca de 1,6 km em uma altitude máxima de 21 metros. Os repórteres presentes foram informados de que este era apenas um teste preliminar e que o primeiro voo oficial aconteceria algumas semanas depois.
No entanto, nada disso aconteceu e o projeto foi simplesmente arquivado. A aeronave acabou passando anos em um hangar até a morte de Hughes. Uma disputa sobre quem era o dono do hidroavião se seguiu e, por fim, ele acabou sendo enviado para o Evergreen Aviation & Space Museum, onde segue em exposição até hoje.