Correligionários do PL apresentam balanço das eleições municipais e projetam a maior bancada de deputados federais do Estado para 2026 | FTN Brasil
ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Celebrar as vitórias do Partido Liberal em Mato Grosso de 2024 com seus membros foi o principal propósito para a realização do “Encontro de Lideranças do PL” na noite desta segunda-feira (02), em Cuiabá. A afirmação é do presidente regional do PL, Ananias Filho, no início do evento. Os novos desafios também serão tratados no encontro, sobretudo para a corrida eleitoral de 2026.
O Partido Liberal conquistou nas eleições municipais deste ano, a prefeitura de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop e projeta para as eleições de 2026 ter candidato próprio para o Governo do Estado e Senado, além de ter como meta, eleger a maior bancada de deputados federais do Estado.
“Esse evento é para gente estar, primeiramente, unindo, recepcionando os nossos vencedores na eleição, a eleição de vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, e consolidar o PL. Das 132 cidades que nós tivemos candidaturas, nós conseguimos eleger em 99 cidades. Então, isso é o marco no estado de Mato Grosso”, declarou o presidente.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A fim de alavancar o evento, Ananias revelou a ideia de convidar um dos principais jornalistas de direita do país para a celebração, para discutir o avanço liberal no Brasil e em todo o mundo.
“Por isso nós organizamos a vinda do Augusto Nunes, uma pessoa muito querida na direita do Brasil. Então, convidamos. Ele conseguiu ter agenda e ele está aqui hoje para fazer essa apresentação e falar os rumos da direita, tanto do mundo quanto do Brasil”, destacou.
O presidente valorizou a própria atuação nas conjecturas eleitorais deste ano que, no fim, deram resultado efetivo à sigla elegendo 21 prefeitos em todo o Estado. Com isso, Ananais reforçou o potencial de planejamento do partido que, segundo, ele já está em processo de articulação para as disputas de 2026.
“Então, é essa unificação de todos os que disputaram a eleição para virem nesse momento e a gente destacar que o planejamento feito durante o ano de 2023 e 2024 foi vitorioso, deu bons resultados. Então, isso que nós vamos demonstrar para eles, que acredite no planejamento. E vamos já mostrar pra eles que estamos planejando o 2026”, finalizou.
A deputada federal e líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, Coronel Fernanda, destacou em seu discurso o protagonismo das mulheres na política e os desafios enfrentados para ocupar espaços de liderança. “Sou a primeira mulher líder da bancada federal do estado de Mato Grosso, à frente de três senadores e sete deputados federais, e isso demonstra a força e competência das mulheres para enfrentar um cenário muitas vezes dominado por homens”, afirmou.
Além de reforçar a importância da participação feminina, a parlamentar aproveitou para tratar de questões relacionadas ao trabalho legislativo, como o impasse envolvendo as emendas parlamentares.
Segundo ela, as mudanças recentes na legislação, somadas a decisões do Supremo Tribunal Federal, têm dificultado a liberação de recursos essenciais para o estado. “Desde sexta-feira, estou empenhada em resolver a questão das emendas de bancada de 2023 e 2024, que ainda não foram pagas. Precisamos lutar para garantir que Mato Grosso não seja prejudicado”, enfatizou.
O evento também contou com a presença de outros grandes nomes do partido, que participaram de painéis e palestras ao longo da noite. A presença do jornalista Augusto Nunes, com uma palestra sobre o cenário político nacional, foi outro destaque da programação.
Participam do evento a prefeita eleita de Várzea Grande e seu vice, Flávia Moretti e Tião da Zaeli, o deputado e prefeito eleito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, o deputado estaudal Elizeu Nascimento, o deputado estadual Gilberto Cattani, a deputada federal Coronel Fernanda, a suplente de senadora Rosana Martineli, o deputado federal José Medeiros, o empresário Odílio Balbinotti – que deve se filiar ao partido em breve e, ainda, o deputado estadual Faissal Calil (Cidania), que embora não seja do PL, já declarou que migrará para a sigla.