Cursos e materiais sobre educação financeira para professores
A educação financeira, sendo um tema transversal da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), chama a atenção de professores de diversas áreas, mas muitos ainda não sabem como iniciar essa conversa com seus estudantes.
Apesar de os professores ainda terem pouco acesso a materiais adaptados para diferentes níveis de ensino, iniciativas como cursos oferecidos pelo BC (Banco Central), MEC (Ministério da Educação) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e outras instituições buscam suprir essa lacuna. Esses cursos online têm sido uma importante porta de entrada para educadores explorarem o tema.
🟠 Inscreva seu projeto escolar no Prêmio Professor Porvir
Do ponto de vista dos alunos, o interesse é evidente. A “Escuta das Adolescências”, iniciativa realizada este ano pelo MEC com mais de 2 milhões de estudantes do ensino fundamental, revelou que a “educação financeira” é um dos temas que mais contribui para o desenvolvimento pessoal dos alunos do 8º e 9º ano, ficando em 3º lugar, atrás apenas de “disciplinas obrigatórias” e “esporte e bem-estar”, e superando até “tecnologia e mídias digitais”.
RELACIONADAS
Educação financeira nas escolas impacta alunos, professores e famílias
Alunos simulam profissões e temas da cidade para gerenciar dinheiro
Fortalecer ensino de matemática é caminho para educação financeira
O Programa de Educação Financeira na Escola, desenvolvido em parceria com SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e MEC (Ministério da Educação), apresenta a educação financeira integrada a conceitos de finanças, atitude empreendedora e projeto de vida. Destinado a professores do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública, o programa busca capacitar docentes para transformarem a realidade dos estudantes, permitindo que façam escolhas conscientes para planejar seus projetos de vida.
A jornada de aprendizagem é estruturada em temas específicos para cada ano escolar, começando com “De onde vem, para onde vai?” no 1º ano, que une finanças e sustentabilidade. O 2º ano aborda “Afinal, o que é dinheiro?”, incentivando o controle financeiro. Para os anos seguintes, temas como “Quem poupa, ganha!”, “Quando o barato sai caro” e “Quanto custa o dinheiro?” promovem reflexões sobre consumo e planejamento. O 6º ano discute “Lugar de segurança, local de finanças” e, no 9º ano, o foco é “Meu precioso dindim”, reforçando o cuidado com as finanças pessoais para uma vida mais saudável e sustentável.
Com cinco anos de vida, a iniciativa do BCB (Banco Central do Brasil) é voltada ao desenvolvimento de competências de educação financeira em estudantes do ensino fundamental.
Escolas que aderem formalmente ao programa Aprender Valor podem participar de concursos e concorrer a prêmios, além de serem listadas no site oficial. A adesão, feita pelo diretor da escola, ocorre automaticamente no cadastro e pode ser cancelada a qualquer momento.
Na plataforma Aprender Valor, estão disponíveis gratuitamente recursos didáticos alinhados à BNCC para uso em sala de aula. O programa também oferece formações em gestão pessoal, formação de professores, educação financeira pessoal e elaboração de projetos escolares com foco em educação financeira. Também há quatro podcasts e cinco vídeos curtos sobre temas como letramento digital e fraudes financeiras.
Os 68 projetos escolares disponíveis podem ser facilmente acessados e baixados por educadores e demais interessados no tema. Além disso, os usuários podem registrar suas opiniões sobre a aplicação dos projetos por meio de um formulário.
O projeto “Em Busca do Tesouro”, organizado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e apoiado pelo PNUD Brasil (agência da ONU que trabalha globalmente para promover o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza, a governança democrática e a inclusão social), tem como objetivo estimular a participação cidadã e o entendimento sobre finanças públicas e pessoais desde a infância.
A iniciativa utiliza materiais lúdicos, como gibis da Turma da Mônica, para ensinar crianças sobre o funcionamento do governo e a importância de comportamentos financeiros saudáveis, promovendo a educação fiscal de maneira acessível.
Além de revistinhas com personagens conhecidos pelas crianças, o site do projeto ainda tem curso e fórum para educadores, além de sugestão de quiz para sala de aula.
O curso é destinado a professores e gestores da educação básica, oferece estratégias práticas para uma melhor gestão financeira, de modo que consigam ter uma relação mais saudável com o dinheiro.
O curso explica como receitas e despesas afetam o bem-estar, incentivando decisões financeiras mais conscientes no presente para garantir tranquilidade no futuro. Conceitos como visão patrimonial, visão real, ativos, passivos e patrimônio são abordados, além da diferença entre padrão e qualidade de vida, ressaltando a importância de investir na qualidade de vida.
Você aprenderá de forma prática, com exemplos de situações reais e técnicas de planejamento financeiro. O curso também disponibiliza materiais extras, como vídeos e apostilas, além de reportagens da Nova Escola sobre Educação Financeira. O participante também tem a possibilidade de ganhar certificado.
O curso online oferecido pela DSOP (organização especializada em educação financeira) é uma capacitação gratuita voltada especificamente para professores, com o objetivo de proporcionar conhecimentos sólidos em educação financeira, tanto para sua vida pessoal quanto para seu trabalho pedagógico.
As atividades estão dividias em módulos que ensinam os professores a diagnosticar sua situação financeira, alinhar sonhos com metas financeiras, integrar educação financeira ao currículo escolar (BNCC) e aplicar conceitos de poupança e investimento.
Para se inscrever no curso gratuito, os interessados devem enviar seus dados (nome completo, e-mail válido, área de atuação na docência e escola em que atuam) por e-mail para [email protected], com o título “Inscrição Curso Pocket”.