Desburocratização de Sinop atraiu mais de R$ 200 milhões de gigante de fertilizantes, diz empresário | ReporterMT
As medidas que desburocratizaram as atividades de licenciamento, alvarás, abertura digital de empresas e o ambiente negocial competitivo da cidade de Sinop atraíram a instalação de uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil. A avaliação é do empresário Rogério Sanchez, que conduziu a instalação da Cibra Fertilizantes.
“Em 2021 levamos um projeto para a Sinop de uma grande empresa de fertilizantes, um empreendimento de 260 milhões de reais. O que mais nos chamou a atenção na cidade foi a governança, a forma que ela desburocratizou todas as liberações, e conseguimos executar o quanto antes o projeto na cidade”, destaca o empreendedor sobre a gestão de Roberto Dorner (PL).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ele conta que, na época, o planejamento previa que todas as liberações para instalar o negócio demorariam ao menos um ano, em comparação com outros lugares do Brasil. No entanto, a eficiência da Prefeitura de Sinop o surpreendeu.
“Tivemos uma feliz notícia na época, em dois meses apenas foram feitas todas as análises e liberações pertinentes ao início da execução. Me lembro muito bem na época do prefeito Roberto Dorner conversando conosco sobre empreendimento e falando sobre essa desburocratização. E também o interesse dele em trazer novidades para a cidade, grandes empreendimentos, principalmente trazendo impostos e mais empregos. Isso fez com que ficássemos na cidade”, destaca.
Ele também afirma que, esse ambiente negocial competitivo, que atrai grandes e pequenas empresas para Sinop, trouxe ainda mais prosperidade para a cidade nos últimos anos.
Governança e desburocratização
O Município de Sinop foi o primeiro do estado a estar 100% integrado na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pelo Governo Federal. Isso garante a abertura online de empresas e integração com outros sistemas importantes para os empresários, como o de emissão de alvarás e de vigilância sanitária, reduzindo a burocracia.
Nos últimos anos, Sinop mostrou um salto na abertura de negócios. Até setembro de 2024 já chegou a 4,2 mil novas empresas. Em 2023 foram abertas 6.146 empresas, o que representa um aumento de 42% em três anos. Em 2022, 5.717 novos empreendimentos abriram as portas em Sinop, enquanto em 2021, 5.468.
Na área da construção civil, outro recorde é observado, com o aumento de alvarás concedidos. Em área, foram 805.122 m² de construções autorizadas em Sinop, com 3.307 alvarás emitidos em 2023.
Com a aprovação do Plano Diretor, que permite a construção de prédios mais altos, a tendência é que a construção de arranha-céus se torne realidade. Como é o caso do World Trade Center do agro, prédio em construção em Sinop, que terá torre de 106 metros e investimento de R$ 1,5 bilhão.