Documentário brasileiro inspira meninas a ingressar em áreas STEM

Documentário brasileiro inspira meninas a ingressar em áreas STEM
Publicado em 11/10/2024 às 13:26

Quais os principais desafios que as meninas brasileiras enfrentam para ingressar nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)? Em 2023, o projeto “Força meninas”, plataforma social de aprendizagem de ciências para meninas de 6 a 18 anos, lançou uma pesquisa que responde à pergunta. O levantamento inspirou o documentário “Meninas curiosas, mulheres de futuro”, lançado neste 11 de outubro, Dia Internacional das Meninas.

💬 Tire suas dúvidas nas comunidades do Porvir no WhatsApp

A comemoração foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011, a fim de destacar a importância das garotas para o crescimento econômico mundial. Neste ano, o lema é “A visão das meninas para o futuro”, temática que coincide com a proposta do filme de 45 minutos. O projeto foi viabilizado em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e com o patrocínio das empresas Fundação ArcelorMittal S/A, 3M e Hotmart, além do apoio do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura).

O documentário apresenta histórias de cinco meninas da comunidade “Força meninas”. Letícia Vieira da Silva (Santana do Cariri/CE), Cellina Landim (Fortaleza/CE), Graziella Doche (Brasília/DF), Anna Luisa Beserra (Salvador/BA) e Catarina Xavier (São Paulo/SP) foram vencedoras do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”.

“Pudemos identificar com a pesquisa ‘Meninas curiosas, mulheres de futuro’, que nossas meninas não recebem o suporte necessário para trilhar caminhos mais vantajosos. Por isso, o prêmio atua muito nesse sentido, de mostrar para essas jovens que existem trajetórias vencedoras dentro das áreas STEM, e que elas podem chegar lá, com o apoio da Força Meninas e da rede que desenvolvemos até aqui”, disse Déborah De Mari, fundadora e CEO da iniciativa, à Agência Brasil.

O filme destaca as trajetórias das adolescentes que compartilham seus desafios nas carreiras científicas. As escolas interessadas em exibir o documentário podem preencher um formulário de inscrição. As unidades selecionadas contarão, ainda, com uma roda de conversa com as protagonistas sobre temas como empoderamento, desafios e conquistas das meninas.

Relacionadas

STEAM: Como levar a tecnologia de forma integrada para suas aulas

ACESSAR

STEAM e aprendizagem maker: quais as semelhanças e as diferenças?

ACESSAR

STEAM na educação infantil desperta curiosidade e incentiva protagonismo

ACESSAR