Escova de dentes elétrica parou de funcionar? Veja se tem conserto e o que fazer

Escova de dentes elétrica parou de funcionar? Veja se tem conserto e o que fazer
Publicado em 16/10/2024 às 3:00

Dispositivos que unem praticidade e higiene ganham um reforço quando a tecnologia entra em cena. Esse é o caso dos itens usados para a saúde bucal. Porém, diferente de objetos manuais, podem apresentar falhas. Mas o que fazer se a sua escova de dentes elétrica parou de funcionar? Será que tem conserto? Ou é melhor comprar uma nova?

As respostas para essas perguntas variam, dependendo da marca. No entanto, em todos os casos há algumas soluções básicas que podem ser muito úteis. Entenda agora, quais são e mais algumas curiosidades sobre o dispositivo de higiene bucal.

Leia mais

Quanto tempo dura uma escova de dentes elétrica?

Inicialmente, é preciso entender que a escolha da marca contribui muito para sua longevidade. Então, a princípio, é necessário escolher uma escova bem avaliada.

Além disso, a frequência que uma escova de dentes elétrica é usada e a pressão aplicada durante a escovação também afetam sua vida útil. Sem contar, os cuidados com o dispositivo, que contam ainda mais. Nesse caso, é importante armazenar em um local seco e em posição vertical e lavar bem o item após o uso.

Mulher com escova elétrica/Imagem Shutterstock/Foto Colaborador Asier Romero

Sobretudo, uma escova de dentes elétrica pode durar muito tempo, bastando apenas fazer as manutenções adequadas, como carregamento ou a troca de bateria. Por outro lado, assim como uma escova comum, é necessário trocar a parte em que ficam as cerdas a cada três meses. O que seria o mesmo tempo em que trocamos as escovas convencionais.

Contudo, se algum componente que não for “substituível” na escova elétrica estiver danificado, é necessário trocar todo o dispositivo, pois pode prejudicar a escovação. Esse seria o caso de escovas elétricas com cabeças rachadas ou quebradas, conexões soltas e até mesmo, botões com defeito são indicadores.

Antes de mais nada, é necessário entender as orientações da marca do seu dispositivo elétrico em caso de defeito. Em outras palavras, se a sua escova de dente elétrica parou de funcionar, você pode recorrer aos canais que a marca disponibiliza para encontrar a solução.

No caso da Oral B, por exemplo, uma das escovas de dente elétricas mais vendidas no Brasil, em 2023, segundo o Mercado Livre, a marca tem diversas orientações sobre problemas com a bateria dos dispositivos. Em uma página do site oficial da marca é possível ler as soluções em um artigo intitulado “Problema de bateria com a minha escova de dentes elétrica”.

Escovas de dentes elétricas em um suporte de vidro dentro de casa, de perto. Espaço para texto.
Imagem shutterstock/Foto New Africa

No geral, as orientações indicam que o consumidor verifique itens de tomada elétrica, superfície onde o item está sendo carregado e se a escova foi devidamente desligada.

Em outro artigo no site da Oral B, a marca coloca medidas a serem falhas na cabeça de substituição da escova de dentes elétrica quando o componente para de girar.

Outras marcas como Philips, que tem parceria com a Colgate em um modelo de escova elétrica, também apresenta orientações para os problemas de funcionamento mais recorrentes dos seus dispositivos. Um desses, é o caso da falta de vibração no modelo Sonicare. Entre as dicas estão:

  • Fazer a limpeza do botão liga/desliga;
  • Verificar carregamento total da bateria;
  • Fazer o teste de uso em uma fonte de ligação diferente;
  • Verificar a luz indicadora da bateria.

Além disso, a marca também oferece suporte caso nenhum dos itens acima funcione em: https://www.philips.com.br/c-w/support-home/support-contact-page.html