Estes carros não pagam IPVA em São Paulo em 2025!
Uma das primeiras obrigações de quem possui um carro é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, há regras de isenção específicas para cada estado. Continue a leitura e veja como a isenção funciona em São Paulo.
Qual o ano do veículo que não paga IPVA em SP?
Em São Paulo, a regra de isenção vale para veículos fabricados há 20 anos ou mais. Dessa forma, em 2025, os proprietários de carros fabricados em 2005 estarão isentos do pagamento do IPVA.
Quem possui um automóvel fabricado em 2006 continuará obrigado a pagar o IPVA normalmente. Em caso de atraso no pagamento, são somados juros, multas e o veículo pode ser até bloqueado, proibido de renovar o licenciamento anual.
Leia mais:
Quais carros não pagam IPVA em São Paulo em 2025?
Todos os carros que foram fabricados em 2005 não pagam imposto em São Paulo. A seguir, confira a lista com os cinco veículos que completam 20 anos em 2025 e ficam isentos.
Volkswagen CrossFox
O Volkswagen CrossFox foi um dos primeiros compactos que chegou ao Brasil trazendo uma proposta aventureira, sendo projetado para suportar pistas irregulares.
O carro tem a suspensão elevada em 31 mm, 22 mm a mais no tamanho dos pneus, sendo 53 mm mais alto em relação ao Fox. Além disso, ele apresenta um design mais esportivo, com estepe externo, quebra-mato integrado ao para-choque, rack de teto, estribos e molduras laterais.
Peugeot 206 SW
Lançado em fevereiro de 2005, o Peugeot 206 SW vinha nas versões 1.4 Presence de 75 cv e 1.6 Presence de 110 cv, além do modelo top de linha, o Feline, com motorização 1.6.
O automóvel era uma espécie de pequena perua que apresentou um espaço 30% maior do que a versão hatch do Peugeot.
Toyota Hilux
Em 2005 foi lançada a sétima geração da famosa Toyota Hilux, uma picape que, com novos lançamentos, dominou o mercado brasileiro, sendo o veículo mais vendido da categoria. O veículo contava com cabine dupla com 5,25 metros.
O motor do automóvel era 3.0 turbodiesel de 163 cv. Além disso, sua suspensão traseira mostrava que o carro foi calibrado para uma tonelada.
Chevrolet Vectra
O Chevrolet Vectra de 2005 era disponibilizado em três versões: Vectra “Comfort”, “Elegance” e “Elite”. O veículo era equipado com acessórios como ar-condicionado, travas elétricas, acionamento dos vidros e muito mais.
O automóvel ainda se destacava por ser um sedã médio com estética atualizada para a época e mecânica modernizada.
Volkswagen Gol G4
O modelo G4 lançado em 2005 foi uma reestilização profunda do Gol “bolinha”, passando por grandes alterações na dianteira e traseira do veículo. Na parte da frente, a grade ficou mais integrada ao para-choque e as lanternas traseiras ficaram menores.
Na época, ele ficou disponível em 8 versões. Vale destacar que o Gol é um dos maiores sucessos do mercado de usados no Brasil.
O carro precisa pelo menos ter completado 20 anos de fabricado.
Não, pois em 2025 eles completam 20 anos de fabricados.