EUA proibirão vendas de carros com tecnologia chinesa ou russa
O governo Biden concluiu a criação de uma regra que proíbe a venda de carros pessoais novos nos EUA que utilizem tecnologia chinesa ou russa, argumentando que essas tecnologias representam um risco à segurança nacional. As informações são da Bloomberg
O Departamento de Comércio dos EUA explicou que veículos modernos conectados à internet, como computadores, podem coletar dados sensíveis, como informações sobre motoristas e proprietários, e até permitir que adversários estrangeiros manipulem os veículos remotamente.
A regra abrange quais veículos?
- A nova regra proíbe a importação ou venda de veículos com peças específicas de hardware ou software que tenham vínculos com a China ou a Rússia, além de impedir que fabricantes desses países vendam veículos feitos nos EUA dentro do território americano.
- Essa regra se aplica a carros de passageiros com até 10.000 libras (4,54 toneladas).
- A norma começará a ser implementada de forma gradual, com algumas restrições entrando em vigor no ano modelo 2027 e outras no modelo 2030.
Leia mais:
O Departamento de Comércio também anunciou planos de lançar um processo separado para abordar veículos comerciais, como ônibus e caminhões, cujas restrições deverão ser finalizadas pela administração de Donald Trump.
A administração Biden, em seus últimos dias na Casa Branca, está acelerando essas medidas antes da posse de Trump em 20 de janeiro, e também iniciou uma investigação que pode resultar em novas tarifas sobre chips semicondutores chineses. Leia mais sobre isso aqui.