Geração Z tem usado podcast como alternativa às redes sociais

Geração Z tem usado podcast como alternativa às redes sociais
Publicado em 09/11/2024 às 6:11

A sexta edição do Culture Next, relatório anual publicado pelo Spotify, revelou algumas tendências globais dos usuários da plataforma de streaming. Alguns dos resultados chamam atenção, especialmente os relacionados com a geração Z, composta por jovens entre 15 e 24 anos.

Segundo o levantamento, os usuários mais jovens tem se interessado cada vez mais por podcasts em vídeo, também chamados de videocasts. O aumento do consumo deste tipo de conteúdo foi tão grande que eles viraram uma opção para deixar as redes sociais de lado (pelo menos por um pouco).

Brasileiros dizem estar mais solitários

O Culture Next (clique aqui para conferir o estudo na íntegra) aponta que 70% da geração Z no Brasil usam o Spotify como refúgio para evitar passar muito tempo nas redes sociais. Segundo o serviço de streaming musical, estas plataformas têm provocado sentimentos de solidão e isolamento.

Relatório anual do Spotify revelou algumas tendências globais dos usuários da plataforma de streaming (Imagem: Taner Muhlis Karaguzel/Shutterstock)

O levantamento ainda destacou que 73% dos brasileiros nesta faixa etária acreditam que as pessoas são mais solitárias atualmente do que uma década atrás.

No total, foram ouvidos 7.700 usuários em julho de 2024. Participaram da pesquisa pessoas de países como Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Leia mais

redes sociais
Geração Z diz que está tentando diminuir uso de redes sociais (Imagem: Ken stocker/Shutterstock)

Grande aumento na procura por podcast em vídeo

  • O relatório do Spotify ainda afirma que, nos primeiros cinco meses deste ano, foram visualizados 2,9 bilhões de minutos de videocasts.
  • Esse número que representa um aumento de 58% em comparação com o mesmo período no ano passado.
  • Ainda de acordo com o estudo, os jovens gostam de se conectar com os apresentadores, e 37% dos entrevistados assistiram um show ao vivo ou a gravação de um podcast.
  • Além disso, 36% compareceram a uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.