Governo de Goiás inaugura nova Estação de Tratamento de Água no município de Caldas Novas | FTN Brasil
PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta última sexta-feira (5), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caldas Novas (GO). A cerimônia contou com a presença do prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, do vice-governador Daniel Vilela. A construção da ETA exigiu um investimento de R$ 30 milhões por parte do município e está projetada para assegurar o abastecimento de água pelos próximos 20 anos.
A nova ETA contribuirá para a solução do problema histórico de abastecimento de Caldas Novas, dobrando a capacidade de produção e tratamento de água da cidade. A Estação de Tratamento está localizada no setor Solar Caldas, às margens da Rodovia Estadual GO-213.
A obra, que inclui estação de tratamento, adutora e reservatórios, demandou investimento de R$ 30 milhões. Os recursos foram obtidos pela prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, por meio da linha Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
O prefeito de Caldas, Kleber Marra, destacou a importância do investimento. “É todo um sistema que foi montado. Tiramos 2,5 mil famílias do caminhão-pipa e levamos água até a torneira”, afirmou. O gestor também agradeceu o apoio do Governo de Goiás. “Tem respaldado nossa cidade, com uma bela rodovia sendo construída. Vai trazer desenvolvimento logístico e econômico”, acrescentou, referindo-se à duplicação da GO-213, entre Caldas Novas e Morrinhos.
Em seu discurso, Caiado frisou que gestão com seriedade traz resultados ao cidadão e citou o exemplo local. “A nova ETA vai duplicar a capacidade do sistema de captação e tratamento de água de Caldas Novas e reduzir os custos com medidas alternativas, como caminhões-pipa para abastecimento de água potável”, disse. Ele também lembrou do processo de transformação pelo qual passou a Saneago que, diferente do passado, hoje tem resultados positivos.
O vice-governador Daniel Vilela destacou a importância de Caldas Novas como estância hidrotermal que atrai milhões de turistas por ano. “Se a gente não tiver investimento primário em saneamento, esgoto e água, essa região perderá aquilo que é seu principal ativo”, ressaltou. Para ele, além de atender ao essencial, a obra qualifica o atendimento turístico da cidade.