IA na escola: 3 sugestões de materiais para a educação
A inteligência artificial (IA) invadiu as conversas nas salas dos professores, nos corredores da escola e até mesmo entre os estudantes. Apesar de muitos ainda não dominarem plenamente ferramentas como o ChatGPT ou o Google Gemini, seu uso tem se tornado cada vez mais frequente.
A oferta de plataformas e aplicativos de inteligência artificial só tende a crescer com o passar dos anos, alcançando espaços antes pouco imaginados como o diário de classe. Compreender o funcionamento dessas ferramentas oferece aos professores novas possibilidades pedagógicas, além de ajudá-los a evitar erros e ensinar os estudantes a utilizá-las de forma responsável. Paralelamente, novos processos se apresentam, e a cobertura do Porvir trouxe orientações valiosas nesse sentido.
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Guia sobre inteligência artificial para educadores
Para auxiliar esse processo de aprendizagem sobre tais ferramentas, o Porvir lançou o guia rápido de IA pensado tanto para quem já começou a usar inteligência artificial nas aulas, quanto para quem quer dar os primeiros passos e entender melhor os recursos. O material explica o que é a IA, suas aplicações na educação e o funcionamento das IAs generativas.
⬇️ Baixe o e-book: “Guia rápido de IA para a sua aula”
Recursos colaborativos sobre IA na educação
As comunidades do Porvir no WhatsApp têm sido espaços ricos para compartilhar dicas e experiências relacionadas ao uso de IA na educação. Inspirados por essas discussões, os embaixadores do Porvir, Reinier Freitas e Deivide Nascimento, criaram um mural no Padlet com links e sugestões úteis sobre a aplicação da inteligência artificial no planejamento de aulas e na rotina escolar.
Conheça mais sobre o Mural de IA
O mural está disponível para integrantes da comunidade de Tecnologia do Porvir no WhatsApp. Clique aqui para participar.
Reflexões sobre desigualdade e o papel da IA na educação
Para além de incluir ferramentas de inteligência artificial na rotina, é preciso refletir constantemente sobre elas. O acesso desigual à tecnologia pode aumentar as disparidades educacionais se não for acompanhado por uma formação adequada e políticas públicas que promovam a equidade.
Esse é o pensamento de Charles Fadel, fundador do CCR (Centro para Redesenho Curricular, na sigla em inglês), da Universidade de Harvard (EUA). Recentemente, Charles lançou o livro “Educação na Era da Inteligência Artificial”, que inclui artigos de outros pesquisadores do CCR, como Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dunn. Publicado em português pela parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Instituto Península, o livro explora a evolução da IA e sua relação com a educação formal e a aprendizagem ao longo da vida. A versão digital está disponível gratuitamente no site da Fundação Santillana (clique para acessar a página de download).
Segundo Fadel, o uso de IA na educação precisa ser acompanhado de investimentos em programas de formação docente, que garantam igualdade de acesso e o desenvolvimento de competências para utilizar a tecnologia de maneira eficaz.
Leia mais sobre a perspectiva de Charles Fadel sobre IA na educação