IA pode ser crucial para ajudar setor de saúde nos EUA; entenda
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A Waystar, empresa de pagamentos de assistência médica estadunidense, lançou nova ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa chamada AltitudeCreate, que promete ajudar hospitais a resolver uma das tarefas mais onerosas e complicadas do setor: contestar negações de seguros.
Nos Estados Unidos, hospitais gastam cerca de US$ 20 bilhões (R$ 122,14 bilhões, na conversão direta) por ano tentando reverter recusas das seguradoras. Para realizar o serviço, a ferramenta utiliza IA para redigir, automaticamente, cartas de apelação, simplificando o processo que, de outra forma, exigiria horas de trabalho manual e análise de contratos complexos.
O objetivo da Waystar é reduzir custos e melhorar a eficiência, especialmente em momento estressante para pacientes e profissionais da saúde. “Achamos que, se pudermos desenvolver um software que melhore a vida das pessoas em momento estressante quando elas estão recebendo assistência médica, então, estamos fazendo algo bom”, disse o CEO da Waystar, Matt Hawkins, à CNBC.
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Ferramenta de IA tem colaboração do Google
- O AltitudeCreate faz parte do conjunto de soluções AltitudeAI da Waystar, lançado recentemente, e foi disponibilizado sem custo adicional para clientes que já usam os módulos de gestão de negação e apelação da empresa;
- A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Google Cloud, que também ajudará a Waystar a explorar mais casos de uso de IA;
- A Waystar pretende expandir o acesso à ferramenta em breve.
A recusa de reivindicações tornou-se tema polêmico nos EUA, especialmente após incidente envolvendo o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, assassinado no final do ano passado.
Com mais de 450 milhões de reivindicações negadas anualmente, a automação do processo de apelação com IA pode representar grande mudança para o setor.