Imagens do Vigia Mais MT serão usadas como provas em investigações de crimes eleitorais | FTN Brasil

Imagens do Vigia Mais MT serão usadas como provas em investigações de crimes eleitorais | FTN Brasil
Publicado em 08/10/2024 às 2:37

PAULA VALÉRIA

DA REDAÇÃO

Imagens capturadas pelo programa de videomonitoramento Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), estão sendo utilizadas como provas em investigações de crimes eleitorais ocorridos em Mato Grosso no último domingo (06). Esses registros serão encaminhados às Polícias Civil e Federal para a identificação e responsabilização dos envolvidos.

Entre os incidentes documentados, um veículo branco foi gravado em Rondonópolis, onde o passageiro arremessava santinhos eleitorais em frente a uma escola logo pela manhã. Em Cuiabá, um ocupante de uma picape foi filmado jogando santinhos em uma zona eleitoral por volta da meia-noite. Um pedestre também foi flagrado cometendo o mesmo ato na região do CPA.

As autoridades estão analisando as placas dos veículos registrados nas filmagens e o trajeto realizado pelos suspeitos para dar continuidade às investigações.

Em Sorriso, uma câmera do Vigia Mais MT flagrou o momento em que uma juíza eleitoral era intimidada por um eleitor na sexta-feira (04). O suspeito estava em uma Dodge Ram e “fechou” o veículo da juíza no cruzamento das Avenidas Mário Raiter e Blumenau. Com as imagens e o trabalho investigativo da Polícia Civil, o homem foi preso no sábado (05). 

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou a importância do Vigia Mais MT na coleta de provas em investigações de crimes eleitorais.

“Temos mais de sete mil câmeras integradas ao programa em todo Estado de Mato Grosso e, neste pleito eleitoral, a Segurança Pública utilizou essa ferramenta tecnológica para produzir provas contra aqueles que cometeram crimes eleitorais”. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O gestor também ressaltou o trabalho dos servidores públicos e do planejamento estratégico e integrado executado pelas forças de segurança.

“Cerca de quatro mil homens e mulheres das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e demais servidores atuaram em todos os municípios de Mato Grosso para garantir a segurança e o direito ao voto, permitindo que a população exercesse sua cidadania. Além disso, houve um planejamento eficiente e uma estratégia conduzida por todos os envolvidos na operação eleitoral. Comparado a 2020, registramos uma redução nas ocorrências, resultado da preparação, da estratégia e do empenho dos servidores na operação Eleições 2024”, afirmou. 

Balanço 

De acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Sesp-MT, foram registrados 68 boletins de ocorrência relacionados a crimes eleitorais no final de semana. A maioria das ocorrências foi de boca de urna (41), seguida por compra de voto (09), propaganda irregular (06), desordem eleitoral (05), corrupção eleitoral (04) e fraude no voto (03).

Além disso, 28 boletins de ocorrência referentes a crimes do Código Penal, como ameaça e lesão corporal, por exemplo, tiveram motivação política. No total, as forças de segurança conduziram 63 pessoas para a delegacia.