Invasores teriam usado corpo como “arma biológica” há 800 anos

Invasores teriam usado corpo como “arma biológica” há 800 anos
Publicado em 05/11/2024 às 17:58

A guerra sempre fez parte da história humana. E, ao contrário do que alguns podem imaginar e das histórias sobre a honra no passado, os povos antigos eram tão capazes quanto os modernos de usar métodos não convencionais durante os conflitos.

De acordo com um novo estudo, invasores teriam lançado mão de uma “arma biológica” para vencer os seus inimigos na disputa pelo poder na Noruega. Isso teria acontecido há mais de 800 anos e o caso foi relatado em um épico nórdico.

Invasores queriam envenenar a principal fonte de água do local

  • De acordo com uma passagem de Sverris Saga, a história do rei Sverre Sigurdsson, o corpo de um homem foi jogado em um poço no Castelo de Sverresborg, perto de Trondheim, na Noruega, como parte de um ataque durante o século XII.
  • Segundo a história, este foi um período de agitação política significativa e Sverre acreditava que tinha direito ao trono, apesar de ter a oposição do arcebispo da região.
  • O trecho conta que, em 1197 d.C., o rei estava em Bergen quando um grupo de católicos romanos, uma das facções que disputavam o poder nas guerras civis norueguesas, lançou um ataque contra a fortaleza no Castelo de Sverresborg.
  • Eles entraram por uma porta secreta e começaram a queimar e saquear as casas.
  • Para aumentar os danos, jogaram o corpo do homem no poço na tentativa de envenenar a principal fonte de água do local.
Escavações revelaram corpo jogado em poço durante guerra antiga (Imagem: reprodução/iScience)

Leia mais

Análises revelaram informações sobre o indivíduo jogado no poço

Os restos mortais deste homem só foram encontrados em 1938. Após anos, análises feitas a partir da datação por radiocarbono e de tecnologias avançadas de sequenciamento de genes permitiram que os pesquisadores revelassem segredos sobre ele.

O individuo tinha entre 30 e 40 anos, olhos azuis, cabelos castanhos claros ou loiros, e seus ancestrais vieram de onde fica a atual Vest-Agder, no sul da Noruega. Apesar de não conseguirem identificar a presença de patógenos, a equipe acredita que o corpo tenha sido jogado no local como forma de “envenenar” a água da população.

Análise dos dentes revelaram informações sobre o homem misterioso (Imagem: reprodução/iScience)

Se esta teoria estiver correta, significaria que os noruegueses lançaram uma “arma biológica” durante o seu ataque. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista iScience.