Mauro sobre candidatura de Botelho: “A meta é ganhar as eleições, seja em primeiro ou em segundo turno” | ReporterMT
VANESSA MORENO
APARECIDO CARMO
O governador Mauro Mendes (União) aposta firmemente na vitória de seu candidato a prefeito de Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB). À imprensa, na manhã desta segunda-feira (30), o chefe do Executivo estadual disse acreditar que há grande probabilidade de haver um segundo turno das eleições em Cuiabá e, mesmo dentro deste cenário, avalia que Botelho sairá vencedor, visto que o candidato tem aparecido sempre à frente nas pesquisas de intenção de voto.
O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo (6) e o segundo está marcado para o dia 27 de outubro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“A meta é ganhar as eleições, seja em primeiro ou em segundo turno. Cuiabá, muito provavelmente, salvo algum fenômeno de migração de votos essa semana, nós deveremos ter um segundo turno. Nosso candidato está na frente com uma razoável margem do segundo colocado e eu acredito que nós vamos vencer com trabalho, mostrando qualidades que o candidato tem, principalmente que o nosso grupo tem para recuperar Cuiabá e tirar ela da condição que está”, disse o governador em entrevista à imprensa.
A meta é ganhar as eleições, seja em primeiro ou em segundo turno.
Contudo, na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Sensor Pesquisas, Botelho aparece com 50,92% de chance de vencer no primeiro turno, analisando apenas os votos válidos, conforme a metodologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a qual exclui os votos brancos, nulos e os indecisos. Abilio Brunini (PL) ficaria em segundo com 25,23%, já Lúdio surge com 18,86%, enquanto Kennedy teria 4,98% dos votos.
Esse levantamento está registrado no TSE sob o número MT-04160/2024, com um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%, para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.200 eleitores tanto na zona urbana quanto nos distritos, com base nos dados estatísticos atualizados do TSE e IBGE.
Mauro Mendes descartou que Botelho irá buscar apoio dos adversários que forem derrotados no primeiro turno, deixando claro que o único apoio de que o candidato precisa é do cidadão. “Temos que seguir em frente e conquistar o voto do cidadão, se ele perder o voto de um e outro, principalmente dos adversários, isso talvez não faça diferença”, declarou.
Nesta reta final, os candidatos que disputam a vaga de prefeito de Cuiabá devem intensificar suas campanhas políticas. Os quatro já confirmaram presença em dois dos últimos debates que antecedem as eleições. Um será realizado nesta terça-feira (1º), na TV Vila Real e o outro na próxima quinta-feira (3), na TV Centro América.