Municípios de Primavera do Leste e Alto da Boa Vista são premiados por eficiência em serviços de saúde bucal | FTN Brasil

Municípios de Primavera do Leste e Alto da Boa Vista são premiados por eficiência em serviços de saúde bucal | FTN Brasil
Publicado em 14/11/2024 às 20:29

PAULA VALÉRIA

O compromisso de Mato Grosso com a saúde bucal tem sido amplamente reconhecido, como demonstrado pelo Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2024, concedido a dois municípios do estado. Primavera do Leste conquistou o 1º lugar no Grupo C, enquanto Alto da Boa Vista ficou em 2º lugar na região Centro-Oeste. Esse reconhecimento segue o sucesso de premiações anteriores, como em 2019, quando Juscimeira e Sorriso também foram destacados.

Atualmente, o estado oferece uma cobertura robusta de Saúde Bucal na Atenção Básica, com 60% dos serviços sendo realizados pelo Estado. Isso inclui quatro Unidades Odontológicas Móveis, 16 Centros de Especialidades Odontológicas, dois Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (SESBs), 70 laboratórios de Próteses Dentárias e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que atende pacientes com necessidades especiais.

O secretário estadual de Saúde, Juliano Melo, e a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Coelho, destacaram o empenho do estado em capacitar profissionais e modernizar os serviços. A SES também oferece capacitações contínuas, como cursos sobre diagnóstico precoce de câncer de boca e atendimento a pessoas com deficiência, além de um aplicativo para apoiar diagnósticos e teleconsultorias, que já atendeu mais de 75 municípios.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que o Estado, em parceria com os municípios, tem feito na área de odontologia. Isso tudo leva a um atendimento de qualidade à população. Temos trabalhado na capacitação dos profissionais e na modernização dos atendimentos”, afirmou o secretário. 

“A Coordenadoria Estadual de Saúde Bucal expressa grande satisfação com as premiações. O Estado tem dedicado esforços no apoio institucional à implementação de políticas públicas, no cofinanciamento de ações de Atenção Básica em Saúde Bucal e na educação continuada dos profissionais de odontologia”, pontuou Andrea. 

Essas ações e premiações refletem o compromisso de Mato Grosso em oferecer um atendimento odontológico de qualidade e fortalecer a rede de saúde bucal no estado.