Musk ganha força para liderar políticas de IA no governo Trump
Tudo sobre Elon Musk
Tudo sobre Inteligência Artificial
O grupo Americans for Responsible Innovation (ARI) lançou uma petição pedindo ao presidente eleito Donald Trump que nomeasse Elon Musk como conselheiro especial em inteligência artificial (IA).
A petição defende que Elon Musk está bem posicionado para ajudar os EUA a manter sua liderança em tecnologia, ao mesmo tempo em que assegura sua implementação segura.
Musk, que cofundou a OpenAI, mas recentemente se distanciou da empresa e se tornou um crítico, tem sido um dos maiores defensores de uma moratória no avanço de IA generativa, após o lançamento do ChatGPT.
A ARI argumenta que, apesar dos potenciais conflitos de interesse devido à sua empresa de IA, a xAI, Musk poderia ser um recurso valioso para o governo Trump no desenvolvimento de políticas de IA responsáveis. As informações são do site The Verge.
Leia mais:
- A petição visa arrecadar 10 mil assinaturas e afirma que, com “mecanismos adequados” para gerenciar esses conflitos, Musk poderia ajudar o governo a lidar com o impacto transformador da IA.
- A organização destaca que Musk já demonstrou seu compromisso com a segurança da IA, como ao apoiar uma moratória no desenvolvimento de IA avançada e ao apoiar o projeto de lei de segurança da IA da Califórnia, o SB 1047.
- David Robusto, analista da ARI, reconhece que Musk ainda não detalhou quais políticas específicas deseja implementar, mas acredita que sua falta de clareza pode indicar que ele está aberto ao debate público sobre o tema.
Musk também sugeriu anteriormente aceitar um cargo na administração Trump para liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), visando reduzir a regulamentação nos EUA, o que poderia impactar a governança da IA. Robusto acredita que, com as devidas proteções, Musk poderia desempenhar um papel positivo na promoção da segurança da IA.