Novo foguete gigante da Blue Origin ganha autorização para voar

Novo foguete gigante da Blue Origin ganha autorização para voar
Publicado em 29/12/2024 às 14:05

A Blue Origin finalmente recebeu autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para decolar o New Gleen, maior foguete já projetado pela empresa de Jeff Bezos. Tão pouco a autorização foi dada e os motores do modelo já foram disparados no primeiro teste de fogo completo na noite do último dia 27 de dezembro.

Os sete motores do New Gleen queimaram durante 24 segundos no Complexo de Lançamento 36 (LC-36) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Essa foi a primeira vez que os propulsores foram acionados simultaneamente com o foguete na base de lançamento.

“Este é um marco monumental e um vislumbre do que está por vir para o primeiro lançamento da New Glenn”, disse Jarrett Jones, vice-presidente sênior da New Glenn. “O sucesso de hoje prova que nossa abordagem rigorosa para testes, combinada com nossas incríveis ferramentas e engenharia de design, está funcionando conforme o esperado, completou.

Um dos principais objetivos do teste era demonstrar as operações do dia do lançamento. Além disso, a equipe conduziu vários testes para validar os sistemas de veículos e de solo na configuração totalmente integrada e on-pad. 

De acordo com a Blue Origin, esses dados serão utilizados para finalizar os cronogramas do dia do lançamento, confirmar o desempenho esperado e correlacionar nossos modelos aos dados de teste do mundo real. 

Por enquanto, a empresa ainda não confirmou a data do primeiro voo do New Gleen, que estava previsto para 2024, mas é esperado que a decolagem ocorra já no começo de 2025. No X, Jeff Bezos já anunciou que esse é o próximo passo. “Próxima parada: lançamento”, escreveu.

Motores do segundo estágio do foguete New Glenn, da Blue Origin, passam por teste de fogo. Crédito: Blue Origin

Maior Foguete da Blue Origin conseguiu autorização

O teste foi feito poucas horas depois da FAA liberar o foguete para voar. “A licença permite que a Blue Origin conduza missões orbitais da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com o primeiro estágio reutilizável New Glenn pousando em uma barcaça no Oceano Atlântico. Ela é válida por cinco anos”, diz uma declaração no site da FAA.

Leia mais:

Com 98 metros de altura e capacidade para transportar até 45 mil kg para a órbita baixa da Terra, o foguete New Glenn representa um avanço estratégico para a Blue Origin. Além de impulsionar as ambições da empresa no setor espacial, o veículo é peça-chave para projetos como o módulo de pouso lunar Blue Moon, que deve ser usado na missão lunar Artemis 5, da NASA. Desse modo, a concretização de um lançamento bem-sucedido do New Glenn marcaria um feito importante tanto para a Blue Origin quanto para o programa Artemis. 

Para a Blue Origin, o sucesso deste lançamento representaria mais do que um simples marco técnico: seria um avanço fundamental na sua missão de expandir a presença humana no espaço, uma visão que também alimenta projetos como o habitat espacial Orbital Reef.