O que acontece se uma estrela explodir perto da Terra?

O que acontece se uma estrela explodir perto da Terra?
Publicado em 07/12/2024 às 0:36

Um dos perigos do universo são as explosões estelares, eventos astronômicos que ocorrem quando uma estrela chega ao fim da vida. O fenômeno pode causar apenas um belo espetáculo visual ou destruição total. Já imaginou o que aconteceria se uma estrela explodisse perto demais da Terra?

Sabemos que explosões como essa podem ser perigosas. Caso isso aconteça com uma estrela tão próxima de nós quanto o Sol, a vida na Terra acabaria por conta da radiação intensa, por exemplo.

(Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

E se uma estrela próxima se tornar uma supernova?

Quando uma estrela chega ao fim de sua vida, ela se torna uma supernova. Isso gera efeitos terríveis em qualquer coisa em sua órbita. A boa notícia é que várias supernovas foram vistas na história dentro da nossa galáxia e nenhuma delas causou mal algum.

O que acontece se uma estrela explodir perto da Terra?
(Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

E se uma estrela explodir perto demais?

Para as coisas ficarem realmente sérias, uma supernova teria que estar a 30 anos-luz da Terra. Ainda há discussões sobre quanto dano um evento assim causaria. A lista inclui: prováveis ​​explosões, mudanças no clima e até o desaparecimento de algumas espécies.

Se estivermos perto o suficiente, o calor e a luz liberados poderiam aumentar significativamente a temperatura do planeta, como se de repente tivéssemos um segundo Sol. Enquanto isso, radiação de energia mais alta poderia ter efeitos muito negativos na atmosfera superior.

Ambas desapareceriam depois de cerca de um mês, então poderia ser tarde demais para vida abundante na Terra. Milhares de anos depois, a camada de ozônio também iria desaparecer.

Embora, em termos gerais, estrelas que explodem a mais de 30-50 anos-luz de distância não representem muita ameaça, há algumas exceções. Algumas supernovas liberam muito mais de sua energia como raios X do que outras.

Estar a 100-160 anos-luz de uma das supernovas de raios X altos ainda devastaria a camada de ozônio. Sem uma camada de ozônio, a superfície da Terra seria exposta a quantidades letais de luz ultravioleta do Sol, causando uma extinção em massa.

Leia mais:

Uma preocupação adicional é que se acredita que algumas explosões estelares liberam muita energia em jatos de alguns graus de largura, criando explosões de raios gama. Isso significa que se a Terra estivesse dentro do cone criado por esses jatos, experimentaríamos uma explosão muito mais poderosa.

Em um caso assim, mesmo estando a algumas centenas de anos-luz, o evento poderia levar a um surto de radiação de raios gama que mais uma vez destruiria a camada de ozônio.

Com informações do IFL Science.