País ameaçado pela crise climática vai migrar para o mundo digital

País ameaçado pela crise climática vai migrar para o mundo digital
Publicado em 06/12/2024 às 7:54

Os efeitos das mudanças climáticas serão cada vez mais devastadores. Mas embora o mundo todo sofra as consequências do aumento das temperaturas do nosso planeta, um pequeno país em especial será um dos mais afetados.

Tuvalu, uma pequena nação formada por um conjunto de ilhas paradisíacas no meio do Oceano Pacífico, corre o risco de simplesmente desaparecer por causa da elevação do nível dos mares. Por conta disso, o governo propõe digitalizar todas as características físicas e culturais, tornando este o primeiro país digital do mundo.

País será engolido pelo mar

  • Tuvalu tem cerca de 11 mil habitantes e o ponto mais alto do país está a apenas cinco metros do nível do mar.
  • Há anos cientistas alertam que a nação pode ser a primeira do mundo a desaparecer por completo, sendo engolida pela água até 2050 como resultado direto do aquecimento do planeta.
  • Além disso, o país deve enfrentar mais de 100 dias de inundações anuais no futuro, bem como a salinização do solo e ciclones cada vez mais destrutivos.
  • Vários pedidos de socorro já foram feitos pelas autoridades do país.
  • Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009 (COP15), o governo de Tuvalu fez um apelo para que os países em desenvolvimento assumissem o compromisso de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.
  • Já em 2021, na COP26, o representante do país discursou em um vídeo gravado dentro do mar, mostrando os efeitos já sentidos das mudanças climáticas no país.
  • E em novembro do ano passado, a nação fechou um acordo com a Austrália para receber os refugiados climáticos tuvaluanos que perderão seu território no futuro.
Projeto é batizado de Primeira Nação Digital (Imagem: reprodução/Governo de Tuvalu)

Leia mais

Até mesmo as memórias dos habitantes serão preservadas

Diante da ameaça de desaparecer do mapa, o governo de Tuvalu está criando uma versão digital de si mesmo. O projeto visa “transferir para a nuvem” a cultura, o território e até as memórias de seus habitantes.

Batizado de Primeira Nação Digital, o trabalho também pretende preservar digitalmente as paisagens da região. Além disso, busca criar um arquivo da herança cultural de Tuvalu, incluindo itens sentimentais, histórias de família e tradições. 

País será engolido pelo mar nos próximos anos (Imagem: reprodução/Governo de Tuvalu)

Apesar da alternativa, as autoridades de Tuvalu continuam esperançosas que o pior não aconteça. Para isso, insistem para que os outros países adotem medidas significativas para tentar frear os impactos das mudanças climáticas.